domingo, 18 de agosto de 2019

Sorteio 5ª. edição da série Açores da 2.ª divisão de futsal

Dérbi açoriano a abrir
O eterno dérbi açoriano no futebol opondo os grandes rivais Santa Clara, da ilha de São Miguel, e Lusitânia, da ilha Terceira, transitou para o futsal. Estando as duas equipas no futebol em divisões bem diferentes há alguns anos, resta o futsal para os jogos de seniores entre os dois clubes.

O sorteio da quinta edição da série Açores da 2.ª divisão de futsal ditou para a 1.ª jornada, marcada para o dia 26 de Outubro, o jogo entre o Santa Clara e o Lusitânia. Será a segunda época que as equipas vão defrontar-se a nível nacional no futsal. A primeira aconteceu na época passada, com o Santa Clara vencendo os três jogos que disputou contra a equipa que venceu a série em 2017/2018. Foi por 4-1 em Ponta Delgada e por 6-3 em Angra, na primeira fase, e por 1-0 na fase de manutenção, que é disputada numa só volta. O jogo foi na ilha de São Miguel.
O primeiro encontro entre as duas únicas equipas micaelenses que integram a série açoriana constituída por 8 clubes é na 5.ª jornada. O Achada FC, que está de regresso à competição nacional, recebe o Santa Clara.
Transitam da época passada os clubes terceirenses Posto Santo (vencedor da última edição), Barbarense, Lusitânia e Casa da Ribeira e o micaelense Santa Clara. Subiram o Desportivo dos Bicoitos (ilha Terceira), o Achada FC (ilha de São Miguel) e o Boavista de São Mateus (ilha do Pico). 
Desceram o FC Santa Bárbara (ilha de São Miguel), o Ladeira Grande (ilha Terceira) e o Cedrense (ilha do Faial).
O calendário da primeira volta: 
1.ª jornada (26 de Outubro): Barbarense-Posto Santo, Santa Clara-Lusitânia, Desp. Biscoitos-Boavista Pico e Achada-Casa da Ribeira.
2.ª jornada (2 de Novembro): Posto Santo-Achada, Lusitânia-Barbarense, Boavista Pico-Santa Clara e Casa da Ribeira-Desp. Biscoitos.
3.ª jornada (16 de Novembro): Posto Santo-Lusitânia, Barbarense-Boavista do Pico, Santa Clara-Casa da Ribeira e Achada-Desp. Biscoitos.
4.ª jornada (23 de Novembro): Lusitânia-Achada, Boavista do Pico-Posto Santo, Casa da Ribeira-Barbarense e Desp. Biscoitos-Santa Clara.
5.ª jornada (7 de Dezembro): Lusitânia-Boavista do Pico, Posto Santo-Casa da Ribeira, Barbarense-Desp. Biscoitos e Achada-Santa Clara.
6.ª jornada (14 de Dezembro): Acahada-Boavista do Pico, Casa da Ribeira-Lusitânia, Desp. Biscoitos-Posto Santo e Santa Clara-Barbarense.
7.ª jornada (4 de Janeiro 2020): Boavista do Pico-Casa da Ribeira, Lusitânia-Desp. Biscoitos, Posto Santo-Santa Clara e Barbarense-Achada.
A segunda volta começa a 11 de Janeiro e termina a 22 de Fevereiro. O vencedor da série participa na fase de subida entre 21 de Março e 23 de Maio.
Os clubes das séries continentais com 8 equipas e as 7 açorianas que vão disputar a fase de manutenção, numa só volta, só regressam à competição a 14 de Abril, terminando a época a 16 de Maio. São seis semanas de paragem...
CA/MN

Sem comentários: