sábado, 10 de junho de 2017

Manutenção do património ambiental dos Açores

Proteção da margem direita da Ribeira dos Flamengos, no Faial, é ação de gestão do território, afirma Marta Guerreiro
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que todas as ações de gestão do território e de proteção dos recursos naturais assumem importância acrescida na manutenção do património ambiental dos Açores, destacando a intervenção desenvolvida na Ribeira dos Flamengos, no Faial.
Marta Guerreiro, que falava à margem de uma visita às obras de consolidação da margem direita daquela ribeira, manifestou satisfação com os trabalhos em curso.
“Esta empreitada vem permitir a proteção da margem do curso de água, na sequência de um deslizamento de terras que afetou a estabilidade da Rua do Cantinho, representando uma medida fundamental para a salvaguarda da segurança nesta zona”, frisou a titular da pasta do Ambiente.
Marta Guerreiro referiu ainda que “a intervenção contempla a construção de muros de contenção da ribeira e de suporte ao arruamento, bem como um conjunto de obras hidráulicas para a recolha de água e prevenção da instabilidade do talude adjacente à ribeira”.
No âmbito destas obras, será também efetuada a repavimentação da Rua do Cantinho, corrigindo as falhas verificadas ao nível do pavimento.
“Esta intervenção vem consolidar os taludes da ribeira, que mostravam problemas de instabilidade, permitindo, assim, conferir maior segurança à circulação dos utilizadores desta rua”, afirmou a Secretária Regional.
“Porque o trabalho deve ser contínuo e de constante vigilância, a visita de hoje enfoca a importância da manutenção da rede hidrográfica da Região, neste caso com a necessidade de promover as intervenções que garantam também a segurança das populações”, acrescentou Marta Guerreiro.
A governante destacou ainda o papel da monitorização regular da Rede Hidrográfica dos Açores, que é acompanhada pela elaboração anual do Relatório do Estado das Ribeiras dos Acores.
GaCS/HMB/MN

Sem comentários: