sábado, 10 de junho de 2017

Encontro do Mundo Rural na ilha do Faial

Governo dos Açores vai reabilitar Solar, Ermida e Pavilhão de Exposições da Quinta de S. Lourenço, no Faial
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que o Governo dos Açores vai avançar com a recuperação do Solar, da Ermida e do Pavilhão de Exposições da Quinta de São Lourenço, no Faial, onde está a decorrer mais uma edição do Encontro do Mundo Rural.
João Ponte salientou que o Solar e a Ermida são dois edifícios do século XVIII de "grande beleza arquitetónica", adiantando que já foi adjudicada a elaboração dos projetos a um gabinete de arquitetura local, tendo em vista uma intervenção que, além de preservar o património, vai criar um espaço multiusos.
Relativamente à reabilitação do pavilhão existente no recinto do Parque de Exposições do Faial, afirmou que se pretende dotar este equipamento de melhores condições, acrescentando que será totalmente fechado e criado um sistema de segurança contra incêndios, entre outras intervenções.
“Trata-se de concretizar uma pretensão antiga dos Faialenses e prosseguir o esforço do Executivo em bem cuidar do património regional distribuído pelas nove ilhas”, afirmou João Ponte, que falava quinta-feira na abertura do Encontro do Mundo Rural.
Na sua intervenção, considerou que este evento serve de montra à “dinâmica económica e comercial de uma ilha em crescimento e que dá gosto ver”.
O titular da pasta da Agricultura salientou a importância de todos estarem focados no “trabalho conjunto, para que seja possível aumentar a competitividade do setor agrícola e, de forma justa e equilibrada, o rendimento de todas as partes envolvidas, desde a produção até à distribuição”.
João Ponte, que felicitou os agricultores, os comerciantes e os expositores em geral, frisou que a sua presença neste certame é bem demonstrativa da importância e do contributo que todos dão para a economia regional.
“Este local tem um potencial enorme para a realização deste tipo de eventos. Estou certo que a Câmara da Horta, com a colaboração do Governo, terá todas as condições para que se realize anualmente um evento desta dimensão, independentemente da realização da Feira Açores”, disse João Ponte.
O Encontro do Mundo Rural consiste numa exposição de atividades agrícolas que pretende promover o setor primário e reforçar a importância que a agricultura tem na economia da ilha, resultando de uma organização da Câmara Municipal da Horta em parceria com diversas entidades do Faial, entre as quais a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, a Escola Profissional da Horta, o Serviço de Desenvolvimento Agrário, os Serviços Florestais, a Associação de Agricultores e de Jovens Agricultores do Faial, a AFAMA, a Adeliaçor, o Geoparque Açores e a Azorina, através do Parque Natural do Faial.
GaCS/RM/MN

Sem comentários: