sexta-feira, 9 de junho de 2017

Domingo de Pentecostes no Ontário, Canadá

Festa do Divino Espírito Santo em Oakville no Ontário
Um pouco por todo o Ontário foi celebrado pelas comunidades luso-canadianas de origem açoriana a tradicional festa em honra do Divino Espírito Santo no domingo de Pentecostes nas igrejas católicas no passado fim-de-semana.
O jornal CMC foi até á paróquia de São José dos portugueses em Oakville para testemunhar os festejos da tradicional festa em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Nos Açores este dia é considerado na segunda-feira Dia da Região Autónoma dos Açores, e este ano contou com a presença o Presidente da República Portuguesa, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, na cidade da Horta na ilha do Faial.
Na cidade de Oakville no Ontário, a igreja de São José encheu-se de fiéis para assistirem á missa e á coroação dos mordomos e das 7 domingas, que significa os sete dons do Divino Espírito Santo.
No domingo de Pentecostes foi dia de festa e partilha, que depois da coroção acampanhada pela Lira Bom Jesus de Oakville ao redor da igreja reconlheram ao salão de festas onde foram servidas as tradicionais sopas do Espírito Santo a todos o presentes da mordemia e visitantes,  confecionadas á moda da ilha do Pico e  sevidas a milhares de pessoas que visitaram a paróquia portuguesa em festa.
Os mordomo este ano foi o casal, Manuel e Lucia Tavares naturais da freguesia de São Mateus, conselho da Madalena na ilha do Pico, Açores.
Pela tarde dentro ao já ao ar livre houve entertenimento, arrematações de ofertas, bazar, comes e bebes e atuação dos artistas comunitários,  Victor Martins e Jessica Amaro e concerto pela filarmonica Lira Bom Jesus, condizida pelo maestro José Manuel Resendes.
Depois do arraial procedeu-se á tradicional procissão das Rosquilhas em redor do novo e já acaltroado parque de estacionamento da igreja de S. José até á entrada do alto da Cruz, onde o padre da paróquia Fernando Pinto procedeu á oração e benção das alçafates das famosa rosquilhas que foram levadas á cabeça por muitas senhores e senhoras até á recolha do cortejo.
Um grande número de pesoas marcaram presença no parque para assistir aos festejo que terminou com música para dançar pelo DJ Tony Silveira.
Parabéns á comissão de festas e oas cozinheiros da paróquia de São José pelo trabalho desenvolvido em manter viva esta rica tradição religiosa de amor e partilha ao próximo tal como de faz nas ilhas dos Acores.
JGS

Sem comentários: