quinta-feira, 8 de junho de 2017

Dia de Portugal em Rhode Island nos Estados Unidos

Rui Bettencourt participa nas celebrações do Dia de Portugal em Rhode Island, nos Estados Unidos
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas inicia sexta-feira, 9 de junho, uma visita aos Estados Unidos da América, durante a qual vai participar nas comemorações do Dia de Portugal em Rhode Island e manterá contactos com as comunidades açorianas e as suas instituições.
No primeiro dia desta deslocação, Rui Bettencourt profere uma intervenção na State House de Rhode Island, no âmbito das cerimónias oficiais das comemorações do Dia de Portugal, e dirige uma mensagem aos Açorianos na sessão comemorativa do Dia dos Açores promovida pela Casa dos Açores da Nova Inglaterra, em colaboração com o Consulado de Portugal em New Bedford.
Esta sessão inclui uma conferência sobre Vitorino Nemésio, que será proferida pela sua neta, Luísa Nemésio, além da projeção de um vídeo com testemunhos de Açorianos sobre a Autonomia.
Ainda na sexta-feira, Rui Bettencourt, que estará acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se com as organizações da Rede Internacional de Intervenção Social em New Bedford, que trabalham junto da comunidade açoriana em áreas tão diversas como o aconselhamento jurídico, o fomento do exercício da cidadania, a promoção dos direitos na saúde e o combate à exclusão.
O programa do primeiro dia da deslocação aos EUA inclui ainda a cerimónia de hasteamento de bandeiras na Câmara Municipal de Providence.
No dia seguinte, 10 de junho, o Secretário Regional reúne-se com a direção da Casa dos Açores da Nova Inglaterra e participa no “Waterfire Providence”, que terá lugar na Kennedy Plaza.
No terceiro e último dia da visita, Rui Bettencourt participa na Parada do Dia de Portugal, que encerra as celebrações da história, língua e cultura portuguesa, organizadas pela comunidade de Rhode Island de forma ininterrupta há 40 anos, na qual estarão presentes bandas, grupos de folclore e diversas organizações e associações.
GaCS/SN/MN

Sem comentários: