sábado, 10 de junho de 2017

Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA).

Museu do Pico promove exposição dos trabalhos da Residência Criativa 2016 do CRAA
A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, inaugura, a 14 de junho, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, pelas 21h30, uma exposição dos trabalhos resultantes da Residência Criativa 2016, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA).
A mostra inclui os trabalhos da quarta edição desta iniciativa, que decorreu no Faial e no Pico com o objetivo de criar uma linha de produtos com visibilidade no mercado nacional e internacional, através da valorização da renda tradicional destas ilhas.
Para o desenvolvimento desta atividade foi convidada a designer de moda Sílvia Teixeira, que, através do recurso a uma nova linguagem, conseguiu criar uma produção mais atual e com potencial para captar novos nichos de mercado.
A pequena coleção que será apresentada envolve 12 coordenados de peças de pronto-a-vestir, femininas e masculinas, e reflete a inspiração da designer nos anos 30, mostrando agregar de uma forma subtil a tradição e a inovação.  
Esta iniciativa tem como objetivo lançar no mercado produtos em que a componente artesanal seja significativa e, através da integração dos produtos numa marca, criar sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e atingir novos mercados para além dos tradicionais.
Para além disso, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato pretendeu valorizar uma produção artesanal de qualidade e origem certificada desde o ano 2000 e, como tal, parte integrante de um património cultural a preservar.
O projeto envolveu a participação de artesãos e unidades produtivas artesanais, nomeadamente Ana Baptista, do Faial, e Alzira Neves, Conceição Neves e Arménio Goulart, da ilha do Pico.
Esta exposição estará patente ao público até 12 de agosto, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 17h30.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS/DRC/MN

Sem comentários: