quinta-feira, 25 de maio de 2017

XXI Dia Regional do Guarda Florestal.

João Ponte destaca dedicação dos guardas florestais nos Açores
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, no Faial, o esforço e a dedicação dos guardas florestais nos Açores, considerando que são verdadeiros “heróis da natureza” que a sociedade civil deve respeitar.
“O Governo dos Açores conta com o empenho e reconhece o esforço e dedicação manifestada por todos os guardas florestais ao longo dos anos no sentido de preservar a floresta e os recursos que lhe estão associados”, afirmou João Ponte, que falava na cerimónia comemorativa do XXI Dia Regional do Guarda Florestal.
Na sua intervenção, salientou que a sociedade civil deve reconhecer a “nobre missão e o trabalho meritório” dos guardas florestais, que dão “um contributo muito grande na preservação da floresta, em questões ligadas à caça, acompanhamento de trabalhos de reflorestação e fiscalização”.

A carreira profissional de guarda florestal foi iniciada no arquipélago na década de 50 do século XX, dispondo atualmente a Região de 53 guardas florestais, dos quais 46 são homens e sete mulheres, profissionais com cada vez maior formação teórica e prática.
“O corpo de guardas florestais que existe hoje dá resposta às solicitações, mas também temos profissionais que, mais ano menos ano, se vão reformar e é preciso continuar a rejuvenescer estes profissionais”, frisou João Ponte, que estava acompanhado nesta cerimónia pelo presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo, entidade parceira nas comemorações.
O Secretário Regional adiantou que está a decorrer o trabalho de acertos finais do projeto de estatuto da carreira de guarda florestal para ser, o mais rapidamente possível, ser submetida a aprovação.
As comemorações do XXI Dia Regional dos Guardas Florestais assumem, segundo João Ponte,  um “caráter muito pedagógico”, contando este ano com a presença de mais de 200 alunos do 4.º, 5.º e 6.ª ano de escolaridade de todas as escolas da ilha do Faial.
“É de pequeno que se incute o gosto e o respeito pela natureza”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que, ao longo deste dia, os alunos vão poder realizar atividades relacionadas com a função de um guarda florestal.
GaCS/RM/MN

Sem comentários: