domingo, 28 de maio de 2017

Presidente do Governo reuniu-se com a Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa

Vasco Cordeiro informou deputados do andamento do processo da Base das Lajes na ilha Terceira
O Presidente do Governo reuniu-se hoje com a Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa, num encontro que serviu para Vasco Cordeiro dar conta aos deputados regionais do andamento do processo relativo à Base das Lajes, nas suas várias componentes, nomeadamente no que se refere à questão ambiental.
Vasco Cordeiro, em declarações no final do encontro, frisou que, desde 2012, este assunto tem sido colocado, por várias vezes, ao nível dos Presidentes da República, salientando ser importante uma posição forte e unida dos Açores, à semelhança do que aconteceu na componente laboral, o que “não quer dizer unanimismo”.
“Tenho plena confiança que cada um dos partidos políticos representados no Parlamento, à semelhança do que foi feito quanto à componente laboral, saberá também interpretar da melhor forma o interesse regional nesta matéria”, afirmou.
Vasco Cordeiro frisou que a reunião de hoje, que decorreu a seu convite, “permitiu, de uma forma mais direta, para além do que o plenário proporciona em termos de debate, pôr os deputados a par dos resultados da reunião da Comissão Bilateral que teve lugar a 11 de maio, em Washington, mas também do panorama mais global deste processo”.
Nesse sentido, adiantou que estiveram em análise várias componentes, caso do que já foi alcançado em termos laborais, através de rescisões por mútuo acordo, sem recurso a despedimentos puro e simples de trabalhadores portugueses.
Além disso, o encontro serviu para fazer um ponto de situação sobre o “que já foi feito e o que queremos que continue a ser feito na componente ambiental, assim como aquilo que falta fazer na componente das infraestruturas e das utilizações alternativas que possam contribuir para a criação de riqueza e de emprego na ilha Terceira e na Região”, afirmou.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo reafirmou ainda a necessidade de ser retomado o instrumento que está previsto no Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, que prevê consultas ao nível do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Secretário de Estado da Administração norte-americana
“Este é um bom meio para, nesta questão ambiental, reforçar a importância de ser feito mais e mais rapidamente”, defendeu Vasco Cordeiro.
A reunião de hoje foi a terceira que o Presidente do Governo teve com os deputados da Comissão de Política Geral especificamente sobre o processo da Base das Lajes, depois dos encontros realizados em janeiro de 2016 e em maio de 2014.
GaCS/PC/MN

Sem comentários: