segunda-feira, 15 de maio de 2017

Pedidos de apoio para a juventude, aprovou o financiamento

Governo dos Açores investe mais de 292 mil euros para a realização de projetos na área da juventude
O Governo dos Açores, através do gabinete do Secretário Regional da Presidência para os Assuntos Parlamentares, na sequência do parecer favorável dos membros da comissão de apreciação dos pedidos de apoio para a juventude, aprovou o financiamento de 247 projetos, num valor global superior a 292 mil euros, nas áreas da criatividade, incentivo ao associativismo, mobilidade dos jovens e ocupação de tempos livres. 
“As candidaturas apresentadas e os projetos apoiados evidenciam a vitalidade da juventude açoriana através do envolvimento de milhares de jovens em diversas atividades que valorizam esta faixa etária e que, consequentemente, enriquecem o futuro dos Açores”, frisou o Secretário Regional.
“Dizer que o futuro é dos jovens não é um cliché ou uma frase de circunstância, é uma verdade inquestionável que materializamos na nossa acção política. O investimento que fazemos no apoio aos projetos que nos foram apresentados mostra isso mesmo”, afirmou Berto Messias.
Na área do associativismo juvenil, no âmbito do Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem, foram apoiados 124 projetos nas áreas cultural, social, recreativa, formativa e de ocupação de tempos livres dos jovens.
Estes projetos, apresentados por 21 associações de juventude, vão envolver 2.317 jovens, ascendendo os apoios a cerca de 155 mil euros.
Na área da mobilidade juvenil, através do programa Bento de Góis, que visa promover a mobilidade regional, nacional e internacional dos jovens residentes nos Açores, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia, foram apoiados 64 projetos da Ação I - Mobilidade nos Açores e em todo o Território Nacional e quatro da Ação II - Intercâmbio nos Açores, abrangendo no total 1.338 jovens, totalizando os apoios cerca de 75 mil euros.
Relativamente à Ação III - Mobilidade Internacional, foram aprovados 10 projetos com o financiamento de cerca de 14 mil euros, que permitirão a deslocação de 185 jovens açorianos para os EUA, Alemanha, Espanha, França, Eslováquia e Inglaterra.
Com o objetivo de continuar a incentivar a criatividade dos jovens através de projetos que lhes permitam transformar ideias em iniciativas culturais e artísticas, foram aprovados 34 projetos no âmbito do programa Põe-te em Cena, com um apoio superior a 41.300 euros.
Em relação à ocupação de tempos livres dos jovens, nomeadamente no que se refere à realização de atividades em campos de férias, foram apoiados 11 projetos, num montante superior a 7.700 euros, que envolverão 236 jovens ao abrigo do programa Entra em Campo.
Todos os programas do Governo dos Açores destinados aos jovens, enquadrados nas atribuições da Direção Regional da Juventude, estão regulamentados e disponíveis no Portal da Juventude Açores (www.juventude.azores.gov.pt), através do qual são submetidas as respetivas candidaturas.
GaCS/TM/MN

Sem comentários: