segunda-feira, 29 de maio de 2017

II Simpósio de Saúde Mental Infantojuvenil

Governo Regional empenhado em promover a literacia em saúde
O Secretário Regional da Saúde apelou hoje, em Ponta Delgada, à sensibilização dos Açorianos para a prevenção eficaz de doenças, destacando a importância de promover a literacia em saúde.
Rui Luís, que falava na abertura do II Simpósio de Saúde Mental Infantojuvenil, dedicado às perturbações do sono na infância e na adolescência, salientou algumas ações desenvolvidas com este objetivo, nomeadamente aproveitando algumas datas comemorativas para esse efeito.
“A 17 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Internet, tendo-se iniciado um conjunto de ações que vão ser levadas a cabo ao longo do ano, como formação aos jovens, pais e professores, sobre o impacto do uso nocivo das novas tecnologias na saúde individual”, frisou Rui Luís.
Por outro lado, a Secretaria Regional da Saúde promove quarta-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a realização de atividades em todas as Unidades de Saúde de Ilha para sensibilizar a população para os malefícios do tabaco.
Na sua intervenção, Rui Luís afirmou, numa referência ao tema deste encontro, que “a problemática das perturbações do sono é muito profunda e cruza-se com uma mudança de estilos de vida das sociedades contemporâneas”.
O Secretário Regional alertou para a dependência das tecnologias e a sua interferência no sono, frisando que “na era global do domínio do digital, é urgente refletir sobre a perda de rotinas saudáveis e há um novo desafio premente assente na educação e prevenção”.
Rui Luís reafirmou, por isso, o compromisso assumido pelo Governo dos Açores no sentido da realização de ações de prevenção e de promoção de estilos de vida saudável nas escolas.
Nesse sentido, apontou os programas de intervenção em curso, destinados a crianças e jovens do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário.
O II Simpósio de Saúde Mental Infantojuvenil é promovido pelo Centro de Desenvolvimento Infantojuvenil dos Açores e conta com a presença do pedopsiquiatra Pedro Strecht.
GaCS/MS /MN                       

Sem comentários: