sexta-feira, 5 de maio de 2017

Dia a Europa / Açores 2017. de 4 a 9 de maio na RTP-A

Governo dos Açores assinala Dia da Europa com várias iniciativas
O Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, promove a comemoração do Dia da Europa com a realização de diversas atividades em todo o arquipélago.
Entre 4 e 9 de maio, serão emitidos diariamente na RTP/Açores, após o Telejornal, os vídeos finalistas do concurso de trabalhos multimédia “Cidadania Europeia”, enquanto, em todas as sedes de concelho da Região que aderiram à iniciativa, haverá uma “Rua da Europa” enfeitada com as bandeiras da União Europeia e de todos os Estados Membros.
A 8 de maio, em São Miguel, a Academia das Artes dos Açores acolhe uma série de ações educativas e culturais destinadas a alunos do 1.º Ciclo, entre as 10h00 e as 12h30, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio.
A abertura oficial do evento está a cargo da personagem “Mãe Europa”, seguindo-se o Hino da Alegria, de Beethoven, interpretado pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, e um momento de expressão corporal denominado “Europa a cores”, com alunos do Curso Profissional de Animação Sóciocultural da Escola Secundária da Lagoa
Durante a manhã decorrem sete oficinas e ateliers subordinados a temáticas como a diversidade cultural na Europa, os trajes europeus, os países e símbolos da União Europeia, a agricultura biológica, a água na vida ou as pinturas faciais, que serão dinamizados por instituições e associações parceiras, entre as quais a AIPA - Associação de Imigrantes nos Açores, Expolab, ISSA - Instituto de Apoio à Criança, Kairós, ATL da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca, ATL da Maia e alunos da Escola Secundária das Laranjeiras.
Participam nestes ateliers cerca de uma centena de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Ponta Delgada e da Lagoa, estando a organização e rotação pelos diferentes espaços onde decorrem os ateliers a cargo da personagem “Mãe Europa”.
Ainda durante a manhã, estarão patentes duas mostras, intituladas “Modelos e símbolos na arte de vestir”, com bonecas de Estados Membros da União Europeia, e “Rostos da União Europeia”, pintados por alunos da Escola Básica e Secundária do Nordeste.
Haverá ainda animação de rua pelos alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária das Laranjeiras.
No dia 9 de maio, a comemoração do Dia da Europa terá lugar, pela primeira vez, na ilha do Corvo, com um programa que compreende dois momentos distintos.
A abertura oficial decorre no Largo do Outeiro, às 18h00, onde terão lugar os discursos e a execução dos hinos da Europa e dos Açores pela Filarmónica Lira Corvense, que depois conduzirá os presentes à Biblioteca Municipal, juntamente com a ‘Marcha da Europa’ composta por alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira.
Na Biblioteca, terá lugar o “Jogral da União”, com poemas de autores portugueses e excertos de textos de Winston Churchill, Robert Schuman e Jacques Delors, seguindo-se uma largada simbólica de pombas pelos alunos do ensino secundário, terminando o evento com a apresentação da obra do artista Daniel Eime.
Daniel Eime vai pintar um mural no qual constam os rostos de Jacques Delors, um grande europeísta, e de José Mendonça Machado, o corvino mais idoso da ilha, com 96 anos, que foi votado pela população no âmbito da iniciativa “Cidadão do Corvo, cidadão da Europa”, que decorreu nesta ilha do Grupo Ocidental em março para escolher o rosto que iria ser representado no mural.
Este artista vai proferir, a 5 de maio, uma palestra intitulada “Arte pública e cidadania: alguns projetos na Europa”, na Biblioteca Escolar da EBS Mouzinho da Silveira, numa iniciativa que integra o ciclo de conferências no âmbito das comemorações do 60.º aniversário do Tratado de Roma, que estão a ser promovido pelo Governo dos Açores.
GaCS/SN/MN

Sem comentários: