sexta-feira, 5 de maio de 2017

Celebração do Divino Espírito Santo no CCPM

Centro Cultural Português Mississauga 
Celebra a festa do Divino Espírito Santo
O Centro Cultural Português de Mississauga (CCPM) realizou no último sábado dia 29 de abril a anual Festa do Divino Espírito Santo.
O salão nobre vestiu-se a rigor para celebrar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade – a festa em honra do Divino Espírito Santo, que juntou mais de quatro centenas e meia de pessoas para festejarem em família estas festividades oriundas das ilhas dos Açores.
Os mordomos este ano foram os casais, Rogério e Ana Catarina Mendes e Hermenegildo e Lucília Toste, todos naturais da Ilha Terceira, Açores.
A noite começou com a entrada no salão de festas com uma pequena procissão até ao lindo altar do DES, que foi acompanhado por uma banda de música com executantes da Banda filarmónica de N.S. Fátima de Cambridge e do Senhor Santo Cristo de Toronto, que tocaram o hino do Divino Espírito Santo, seguido de uma cantoria do pézinho á moda da ilha Terceira por um grupo de amigos tocadores de violas e três cantadores; José Mendes, Marco Fernandes e Jorge Martins que dedicaram as cantorias em louvor do Divino Espírito Santo.
Logo a seguir foram servidas as tradicinais sopas á moda da ilha Terceira, que foram acompanhadas com a carne, chouriço, toucinho, batata branca e doce e a terminar, massa sovada e arroz doce. 
O jantar foi preparado por Francisco e Fátima Meneses e benzido na cozinha pelo padre Fernando Pinto da paróquia de S. José de Oakville. Foi servido por voluntários da direção do CCPM, que como sempre, fizeram um exelente trabalho em prol da comunidade luso-canadiana que os visitam.
O presidente do executivo do CCPM, Tony de Sousa, agradeceu a comparência de todos  em mais uma noite festiva no centro cultural, e apresentou o conjunto os ´´Sonhos´´ de Tony Câmara para dar início ao baile.
No intervalo foram chamados ao palco e anunciados os novos mordomos para 2018 que foram três casais: José e Maria Medeiros, Bill e Esmeralda da Costa e Francisco e Ana da Mata.
A festa continuou com a continuação do baile que encheu a pista de dança, para dançaram ao som do conjunto musical da nossa comunidade´´Os Sonhos´´. 
No domingo dia 30, foram coroados os mordomos após a missa dominical na igreja do Cristo Rei em Mississauga, e depois seguiram para o clube os mordomos e convidados para  realizar na entrada uma pequena coroação em cortejo até ao altar para depositar as Côroas do DES, seguido depois com o almoço dos Mordomos e os respetivos convidados e direção do clube. Pela tarde dentro houve entertenimento.
JGS

Sem comentários: