quarta-feira, 24 de maio de 2017

'Açores Entre Mares 2017'

Campanha 'Açores Entre Mares 2017' recorre à arte para sensibilizar para a proteção dos oceanos
A campanha 'Açores Entre Mares 2017', dinamizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), está a decorrer em todas as ilhas do arquipélago até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, tendo como tema ‘Inspira-te no Mar dos Açores’.
Esta iniciativa, que se realiza todos os anos na Região, promove o conhecimento do mar e a sustentabilidade das atividades marítimas, envolvendo a sociedade açoriana na proteção e valorização do ambiente marinho do arquipélago.
“É imperativo promover a exploração sustentável dos recursos vivos e não vivos do mar”, frisou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, salientando que “conhecer melhor o mar é despertar consciências para a sua proteção e para sabermos tirar melhor partido da sua beleza e das suas riquezas”.
Filipe Porteiro salientou que este ano a campanha “tem como corolário a promoção da educação e sensibilização para a conservação dos oceanos através da arte”, adiantando, nesse sentido, que está a decorrer um concurso multiartes intitulado ‘O mar é já aqui!’, numa parceria entre as direções regionais dos Assuntos do Mar e da Cultura.
Esta iniciativa, tendo o Mar dos Açores como fonte de inspiração, abarca trabalhos de artes plásticas, nomeadamente pintura, desenho, escultura e fotografia, bem como vídeo e poesia, devendo os interessados candidatar-se até 8 de junho, através do endereço eletrónico www.azores.gov.pt/entremares/.
“A campanha ‘Açores Entre Mares 2017’ privilegia todas as atividades que se insiram no espírito de sensibilizar a população para o seu mar”, afirmou o Diretor Regional, acrescentando que pretende também “alertar e sensibilizar a sociedade para o tema do lixo marinho, identificado como um dos grandes problemas ambientais que a humanidade enfrenta à escala global”.
Neste âmbito, a 11 de junho será promovida a iniciativa 'Lixo Zero no Mar dos Açores: Limpeza Regional de Zonas Costeiras', enquadrada na Atlantic CleanUp – Limpeza Atlântica 2017, uma campanha que se estenderá a muitas regiões costeiras do Atlântico, organizada por cidadãos agrupados na iniciativa ‘No More Plastics for the Azores’ e por organizações não governamentais de ambiente dos Açores e de outras regiões e países da bacia atlântica.
O 'Açores Entre Mares' é coordenado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar e conta com a operacionalização da Azorina e dos Parques Naturais de Ilha, tendo ainda como parceiros escolas, câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, como escuteiros, e clubes navais, entre outros.
Para informações adicionais, os interessados podem contatar o seu Parque Natural de Ilha ou a DRAM, através do endereço eletrónico mares@azores.gov.pt, ou consultar o programa, em permanente atualização, no sítio do 'Entre Mares', em www.azores.gov.pt/entremares/.
GaCS/GM /MN
 

Sem comentários: