sexta-feira, 28 de abril de 2017

Secretário Regional da Saúde anunciou em Ponta Delgada

Governo dos Açores cria grupo de trabalho para elaborar manual de boas práticas de humanização
O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, a criação de um grupo técnico para estudar e elaborar um manual de boas práticas em humanização, que será adotado no Serviço Regional de Saúde.
“Queremos que, dentro de seis meses, esta comissão possa elaborar e solicitar a todas as comissões de ética e de humanização dos hospitais e unidades de saúde dados para elaborar um manual sobre essa nova visão de humanização”, frisou Rui Luís, que falava na abertura das II Jornadas da Saúde, promovidas pela Universidade dos Acores.
Rui Luís adiantou que serão convidadas todas as ordens profissionais nos Açores para fazerem parte desta comissão, bem como o Centro de Estudos de Bioética do Pólo Açores.
A concretização deste manual surge na sequência da reunião do Conselho Regional de Saúde, que se realizou a 30 de março.
Na sua intervenção na abertura das jornadas, o titular da pasta da Saúde destacou dois pontos de ação que os alunos de Medicina devem ter em atenção, nomeadamente a economia da saúde e o trabalho em equipa.
No primeiro caso, alertando para a importância do binómio custo/eficácia na forma de gerir stocks e recursos humanos e, no segundo caso, salientando a importância de, na relação interpessoal, o médico ouvir o doente.
O Secretário Regional elogiou a qualidade do ensino da academia açoriana e destacou o seu “papel na formação de jovens que hoje são profissionais no Serviço Regional de Saúde”.
Rui Luís lançou ainda um desafio aos médicos em formação para optarem pela especialidade de Medicina Geral e Familiar.
“É muito apetecível a área de especialidade hospitalar, mas a Região tem uma necessidade grande em especialistas ao nível da Medicina Geral e Familiar”, afirmou, acrescentando que é necessário “pensar a longo prazo com o envelhecimento de alguns dos nossos médicos”.
Estas Jornadas, que decorrem até sábado, são organizadas pela Comissão de Palestras de Medicina da Universidade dos Açores e têm como objetivo aumentar a literacia em saúde, contando com a participação de diretores de serviço e especialistas em Pediatria, Neurologia, Ortopedia, Reumatologia e Reabilitação.
Gacs/MN

Sem comentários: