sexta-feira, 7 de abril de 2017

Programa de Prevenção e Combate à Depressão

Plano Nacional de Prevenção da Depressão vai ter extensão aos Açores, anuncia Rui Luís
O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje a extensão do Plano Nacional de Prevenção da Depressão aos Açores, em associação com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
“Faz sentido associarmo-nos ao estudo nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses e, como tal, vamos realizar um protocolo para implementar já a partir de outubro”, adiantou Rui Luís, que falava em Ponta Delgada, à margem da palestra sobre o Programa de Prevenção e Combate à Depressão, promovida pela Direção Regional da Saúde para assinalar o Dia Mundial da Saúde.

Na sua intervenção na abertura do seminário 'Vamos Falar de Depressão, que decorre hoje em Ponta Delgada e na Horta, Rui Luís afirmou que é urgente “consciencializar decisores, profissionais de saúde e associações para a necessidade de definir estratégias com vista a estabelecer ações dirigidas às populações”.
Para o Secretário Regional, é importante ultrapassar o estigma em torno da doença e despertar os cidadãos para “recorrerem aos serviços ao detetarem sinais”, defendendo a necessidade de privilegiar um modelo de saúde mental positiva, em detrimento de um modelo centrado na doença.
Questionado pelos jornalistas sobre a falta de médicos de medicina geral e familiar, Rui Luís sublinhou que será apresentada este mês uma proposta de regime de incentivos à Ordem e ao Sindicato dos Médicos.
Rui Luís garantiu ainda que a tutela acompanha de perto os médicos que estão a terminar o internato.
“Ainda ontem (quinta-feira), a Diretora Regional de Saúde esteve com estes médicos para perceber quais são as suas preocupações e condições para a fixação”, frisou.
A Administração Central do Sistema de Saúde vai lançar, dentro de um mês, as notas dos médicos que concluíram exame, prevendo a Secretaria Regional da Saúde lançar o concurso logo a seguir a esta etapa.
GaCS/MS/MN

Sem comentários: