segunda-feira, 3 de abril de 2017

IV Campeonato Regional de Trauma das Ilhas

Rui Luís propõe a realização do próximo Campeonato Nacional de Trauma nos Açores
O Secretário Regional da Saúde afirmou, ontem que o IV Campeonato Regional de Trauma das Ilhas, a decorrer na Praia da Vitória, é uma iniciativa que se reflete de uma mais-valia formativa para os corpos de bombeiros dos Açores.
“Não posso deixar de enaltecer à Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), representante da 'World Rescue Organization' em Portugal, o facto de se ter associado aos Bombeiros da Praia da Vitória para a organização desta iniciativa aqui na ilha Terceira “, acrescentou.
Rui Luís, que falava, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura do Campeonato Regional de Trauma, lançou o desafio à ANSD para que o próximo Campeonato Nacional se realize nos Açores.
O evento que concentra 30 elementos das várias associações de bombeiros dos Açores e Madeira, põe à prova procedimentos de socorro a vítimas em cenários de trauma
As equipas serão avaliadas por jurados nacionais e internacionais, nas vertentes de “cuidados pré-hospitalares” e “resposta técnica”.
Os simulacros de vítimas de acidente serão o mais aproximado da realidade, dispondo de uma equipa profissional de caracterização que recria os cenários de prova.
O Secretário Regional, na ocasião, elogiou o trabalho desenvolvido pelos bombeiros e aproveitou para deixar uma palavra de “apoio e incentivo” às equipas e retribuir a dedicação “destes homens e mulheres” pelo desempenho no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Do resultado desta competição sairá o apuramento, das 6 melhores equipas, para o Campeonato Nacional de Trauma, a realizar na Figueira da Foz, encontro que leva à seleção dos representantes portugueses para o maior encontro mundial de equipas de socorro, salvamento e desencarceramento – o 'World Rescue Challenge' - a realizar-se na Roménia, de 30 de agosto a 3 de setembro.
Em outubro de 2016, uma equipa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, que promove esta iniciativa, alcançou o quarto lugar no Campeonato Mundial de Trauma, disputado no Brasil.
GaCS/MS/MN

Sem comentários: