sexta-feira, 14 de abril de 2017

Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Center)

Vasco Cordeiro destaca potencial do AIR Center para a criação de emprego e de riqueza nos Açores
O Presidente do Governo destacou hoje o potencial que o futuro Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Center) apresenta para a criação de emprego e de riqueza na Região, assim como para a projeção de Portugal no exterior.
“O facto de esta ser uma estrutura que, embora funcionando em rede com um conjunto variado de instituições de outros países, terá a sua sede nos Açores tem um potencial muito grande para, nas áreas do espaço, do clima e dos oceanos, contribuir para a criação de emprego qualificado e de riqueza na Região”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava após ter recebido, em audiência, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um encontro em que foi abordada a realização, a 20 e 21 de abril, na ilha Terceira, da reunião 'Atlantic Interactions: High Level Industry-Science-Government Dialogue', organizada pelo Governo da República, em parceria com o Governo dos Açores.
Este encontro de alto nível, que juntará delegações de mais de 30 países, com cerca de duas centenas de participantes já confirmados, para debater a criação do futuro AIR Center, pretende promover o diálogo entre governantes, investigadores e empresários com o objetivo de alinhar as estratégias de investigação dos países do Atlântico Sul e do Atlântico Norte para a cooperação internacional em áreas como as alterações climáticas, a energia, o espaço e o oceano.
Segundo Vasco Cordeiro, o interesse da Região neste processo tem a ver com o facto de, por via da localização geográfica, os Açores reforçarem a sua importância no todo nacional, assim como reforçarem, também, o contributo que dão para a projeção do país.
“Este processo não tem como objetivo final e último apenas a questão relativa ao conhecimento científico, mas também o potencial que ele encerra como elemento de criação de emprego e de criação de riqueza”, destacou o Presidente do Governo.
“Esta é uma das razões pelas quais o Governo dos Açores está empenhado e envolvido neste processo e vê com muita expetativa aqueles que podem ser os resultados, consciente que está do potencial que, quer a reunião da ilha Terceira, quer esta estrutura do AIR Center, pode trazer para estas duas áreas da criação de emprego e de riqueza”, disse Vasco Cordeiro.
Segundo disse, não é apenas fruto da sua localização geográfica que os Açores acabam por acolher quer a reunião prevista para a ilha Terceira, quer o AIR Center.
“Há um conjunto de investimentos da Região e de parcerias que foram feitas ao longo do tempo em várias ilhas nas áreas do espaço, dos oceanos e do clima, entre outras, que ancoram esta iniciativa nos Açores”, salientou o Presidente do Governo.
GaCS/PC/MN

Sem comentários: