quarta-feira, 1 de março de 2017

Secretário Regional da Saúde afirmou em Angra do Heroísmo

Modelo de funcionamento de viaturas SIV deve ser regulamentado, afirma Rui Luís
O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que chegou a altura de regulamentar o modelo de funcionamento do serviço de viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV).
“Estamos a falar num projeto piloto que funcionou nos últimos quatro anos com excelentes resultados, e a nossa intenção é regulamentar no sentido de estabilizar e adequar o funcionamento deste sistema nas ilhas onde o mesmo se aplica”, salientou Rui Luís, em declarações no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa.
Rui Luís, questionado sobre a regularidade de funcionamento e a necessidade de tripulantes no serviço SIV no Faial, frisou que “o Governo Regional já adotou medidas de urgência, na situação em concreto”.
O Secretário Regional afirmou que o serviço está a ser assegurado das oito da manhã à meia-noite, por tripulantes que se deslocam diariamente da ilha do Pico para o Faial, e adiantou que o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já reuniu com as direções das associações de bombeiros destas duas ilhas.
Rui Luís salientou ainda que haverá um reforço de formação, no sentido de dotar as corporações com mais tripulantes habilitados para este serviço.
Atualmente as viaturas SIV estão a funcionar nas ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Miguel, atingindo uma cobertura de 90% da população residente.
Estão afetos às cinco viaturas 73 enfermeiros e 53 tripulantes.
GaCS/MS/MN

Sem comentários: