segunda-feira, 27 de março de 2017

Secretária Regional da Solidariedade Social na Terceira

Governo dos Açores disponibiliza habitações para autonomização de pessoas com dependências ou problemas de saúde mental
O Governo dos Açores, através do Serviço de Habitação da ilha Terceira, disponibilizou duas habitações no concelho de Angra do Heroísmo, destinadas a proporcionar condições de autonomização a pessoas com problemas de dependências ou de saúde mental, que terão acompanhamento técnico especializado, nos termos dos protocolos hoje assinados entre a Direção Regional de Habitação e as Casas de Saúde de São Rafael e do Espírito Santo.
A Secretária Regional da Solidariedade Social salientou, na cerimónia de assinatura dos protocolos com estas duas instituições, que “foi detetada a necessidade de promover a autonomia [por via da habitação] de homens e mulheres que têm dificuldades no seu processo de autonomização” devido a situações de doença mental ou de dependências várias.
Nesse sentido, acrescentou Andreia Cardoso, a Direção Regional da Habitação avançou para a construção de duas moradias localizadas em urbanizações já existentes, “portanto, perfeitamente integradas na comunidade”, sendo uma em São Bento e outra na Terra Chã.
Na sua intervenção nesta cerimónia, que contou também com a presença do Secretário Regional da Saúde, a titular da pasta da Solidariedade Social afirmou que as habitações foram construídas “de forma adaptada, com quartos individuais com pequenas kitchenettes”, de forma a permitir que “cada pessoa que venha a ocupar estes espaços possa efetivamente promover a sua autonomia”.
Andreia Cardoso salientou, no entanto, que “não chega atribuir estes espaços, é fundamental o acompanhamento técnico”, acrescentando que, por essa razão, foram procuradas as parcerias que resultaram na assinatura de protocolos com as duas Casas de Saúde da ilha Terceira.
A permanência nestas habitações não é definitiva e cada caso será avaliado permanentemente, no sentido de se obter a autonomia total do utente quando se verificarem condições para isso.
GaCS/FA/MN                        

Sem comentários: