terça-feira, 14 de março de 2017

Paulo Teves visita São José na Califórnia - EUA

Diretor Regional das Comunidades alerta jovens da diáspora para a importância crescente da língua portuguesa
O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em São José, na Califórnia, que a promoção da língua portuguesa na diáspora assume “cada vez maior importância”, sublinhando o papel que desempenha nas relações intergeracionais, mas também ao proporcionar uma maior abrangência de oportunidades socioprofissionais.
Paulo Teves, que falava sexta-feira para um grupo de mais de uma centena de alunos de Português naquele estado norte-americano, desafiou os jovens a “assumirem um papel mais interventivo, dinâmico e responsável nas sociedades onde estão inseridos e na ligação, que se deseja cada vez mais ativa e constante, com a Região Autónoma dos Açores”.
“A pertença, os valores, a cultura, a língua conferem aos jovens um peso cada vez maior na responsabilidade que cada um tem na construção do futuro”, afirmou o Diretor Regional.
Na sua intervenção, salientou que “não podemos apenas considerar que o ensino, a promoção e a divulgação da língua portuguesa sejam uma responsabilidade exclusiva das escolas, das universidades ou mesmo das associações comunitárias”.
Nesse sentido, frisou que esta missão deve ser assumida por todos e terá, em primeira instância, de partir dos jovens, pelo que se lhes devem incutir as vantagens de se aprender mais uma língua que, neste caso, é uma das mais faladas no mundo.
Paulo Teves recordou, por outro lado, que o Governo dos Açores tem apoiado “intercâmbios escolares entre a Região e a diáspora", para que os jovens possam "conhecer a realidade atual" dos Açores, mas também para "reforçar as relações entre os jovens de ambos os lados do Atlântico”.
O Diretor Regional das Comunidades esteve também presente na abertura da 41.ª Conferência da Luso American Education Foundation (LAEF), instituição fundada em 1963, que tem como objetivos a promoção da língua e cultura portuguesas nos EUA, pelo que desenvolve várias iniciativas neste âmbito, em especial junto dos jovens.
Subordinada ao tema 'Raízes', a sua 41.ª conferência anual, que este ano se realiza na cidade de São José, conta com o apoio da Direção Regional das Comunidades e com a presença de dezenas de professores de Português do Estado da Califórnia, além de convidados da Região Autónoma dos Açores.
Nesta deslocação à Califórnia, o Diretor Regional participou ainda nas celebrações do 50.º aniversário da Semana do Imigrante Português da Califórnia, que se realizou em Elk Grove, nas instalações da Sociedade do Espírito Santo desta cidade, onde se reuniram diversas organizações da zona de Sacramento, capital do Estado, bem como da cidade de Santa Clara.
Paulo Teves esteve também presente no seminário 'Ana Hatherly and the Portuguese Concrete Poetry', na Universidade de Berkeley, que contou com a presença de diversos professores e alunos de Língua Portuguesa.
GaCS/DRCom /MN

Sem comentários: