quinta-feira, 16 de março de 2017

Orçamento Participativo Jovem já em 2018.

Governo dos Açores lança Orçamento Participativo Jovem
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores está a agir, através da Direção Regional da Juventude, no sentido de criar o Orçamento Participativo Jovem já em 2018.
Berto Messias, que falava na Assembleia Legislativa, na apresentação do Plano e do Orçamento para 2017, salientou que os pressupostos que presidem à ação do Executivo na área da Juventude se focam no fomento de “mais empregabilidade, mais qualificação e mais participação cívica”.
Nesse sentido, destacou os programas já desenvolvidos pela Direção Regional da Juventude, como o programa Jovens+, a iniciativa Parlamento dos Jovens, o programa Antes de Descriminares Conhece-me, o Labjovem, o Põe-te em Cena, a Educação Empreendedora, o Concurso Regional Ideia Açores e a iniciativa Inspira-te, Aprende e Age.
Na sua intervenção, adiantou que será criado um “plano de parceria e intercâmbio de voluntariado entre jovens dos Açores e da Madeira, que envolverá várias dezenas de jovens”.
Outra novidade revelada pelo Secretário Regional foi o alargamento dos benefícios do Cartão Interjovem, que “permitirá a qualquer jovem que adquira este cartão este ano poder entrar gratuitamente nos centros interpretativos, nos museus e nos núcleos museológicos da Região”.
Berto Messias realçou que a rede de Pousadas da Juventude continuará a ser um “ativo fundamental”, que será “qualificado” com a modernização da Pousada de Juventude de Ponta Delgada.
O Secretário Regional frisou que o Governo dos Açores quer “ouvir, ser confrontado e escrutinado por quem representa a juventude açoriana no Conselho de Juventude dos Açores”, saudando aqueles que participaram na última reunião deste órgão, que se debruçou sobre o Plano de Investimentos, e “as organizações partidárias de juventude que estiveram presentes e que deram o seu contributo", nomeadamente a Juventude Socialista, a Juventude Popular, a Juventude Comunista e a Juventude do Bloco de Esquerda.
Berto Messias anunciou, ainda, a reformulação do programa Prepara o Teu Regresso a Casa, que passará a assentar no estabelecimento de parcerias com grupos de jovens Açorianos que estão hoje no continente e que lá desenvolvem iniciativas, como é o caso de uma iniciativa apoiada pelo Governo dos Açores, o Encontro Nacional de Estudantes Açorianos, que decorre este fim-de-semana, na cidade de Coimbra.
“Vamos desenvolver mais projetos comunitários, reavaliando e alargando as parcerias que temos com o Conselho Nacional de Juventude, com o Instituto Português de Desporto e Juventude e avaliando os programas Erasmus+ e Juventude em Ação”, afirmou, realçando que outro dos objetivos será o de “angariar mais jovens e mais parcerias no âmbito das comunidades” açorianas.
Relativamente ao setor da comunicação social, destacou que “já está em curso o trabalho em torno do novo programa de apoio à comunicação social privada”, setor ao qual estão reservados mais de meio milhão de euros.
A melhoria da acessibilidade e da interação digital entre o Governo dos Açores e o cidadão serão reforçadas por um novo Portal do Governo e o lançamento do novo Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, apontou Berto Messias.
“Quem se diz a favor do emprego, a favor do crescimento, a favor dos apoios sociais e a favor de uma juventude mais participada e mais ativa tem de, naturalmente, estar a favor do Plano de Investimentos e do Orçamento que aqui apresentamos”, afirmou o Secretário Regional.
GaCS/TM/MN

Sem comentários: