quinta-feira, 9 de março de 2017

Museu de Santa Maria nos Açores em destaque

Museu de Santa Maria expõe capas de discos desenhadas por Andy Warhol
O Museu de Santa Maria tem patente até 30 de abril, no restaurante “Espaço em Cena”, em Vila do Porto, uma exposição de algumas das mais icónicas capas de discos desenhadas por Andy Warhol.
Andy Warhol, pintor e cineasta norte-americano, foi um dos maiores representantes do movimento da pop art, tendo realizado a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Gallery, onde apresentou 15 desenhos baseados na obra de Truman Capote.
Os anos 60 marcaram uma viragem na sua carreira de artista plástico, quando passou a utilizar motivos e conceitos da publicidade nas suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas, sendo também nesta altura que reinventa a pop art, com a reprodução mecânica dos seus múltiplos serigráficos, com temas do quotidiano, artigos de consumo e conhecidas celebridades.
No total, Andy Warhol realizou e concebeu o projeto gráfico de mais de uma centena de capas de discos, uma parte das quais está agora patente nesta exposição.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.gov.pt.
GaCS/DRC/MN
Museu de Santa Maria inaugura exposição sobre a Ferrari
A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Santa Maria, inaugura sexta-feira, 10 de março, uma exposição sobre a Ferrari, que inclui cerca de uma centena de miniaturas.
Trata-se de uma coleção particular, que evoca a história de uma das mais míticas marcas automobilísticas de todos os tempos, através da biografia do seu fundador, Enzo Ferrari, e da origem do seu logotipo, o 'Cavallino Rampante'.
Nesta mostra estão patentes 95 miniaturas à escala 1:43, que atravessam a carreira da Ferrari ao longo de 67 anos, desde a Formula 1 e respetivos Campeões do Mundo ao serviço desta marca, até aos Sport Protótipos (Le Mans), carros de turismo, carros do extinto Campeonato CAN AM e também os clássicos da marca.
Esta exposição, que estará patente até 30 de abril, pode ser visitada no horário normal de funcionamento do museu.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.gov.pt.
GaCS/DRC/M

Sem comentários: