terça-feira, 14 de março de 2017

LIFE AZORES NATURA

Marta Guerreiro destaca importância do Programa LIFE para a conservação da natureza nos Açores
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou, em Ponta Delgada, a importância da dinamização do Programa Europeu para o Ambiente e Ação Climática - LIFE enquanto ferramenta essencial para a conservação da biodiversidade dos Açores, caraterística que faz com que a Região seja reconhecida internacionalmente pelo seu elevado nível de qualidade ambiental.
Marta Guerreiro, que falava numa sessão de divulgação e informação sobre este programa, revelou que o Governo dos Açores está a ultimar uma candidatura “que prevê um vastíssimo conjunto de ações nas áreas da Rede Natura 2000, terrestres e marinhas, a que corresponde um investimento direto de cerca de 15 milhões de euros, de 2018 a 2023, para além da mobilização de uma importante fatia de fundos complementares”.
O projeto, denominado LIFE AZORES NATURA, "é, sem dúvida, o maior projeto de conservação da natureza concebido para a Região", frisou a titular da pasta do Ambiente.
"Se vier a ser aprovado – como esperamos – possibilitará um investimento sem precedentes em habitats e espécies protegidas, valorizando ainda mais aquele que já é um dos principais ativos dos Açores e a sua imagem de marca – a Natureza”, acrescentou a Secretária Regional.
O programa LIFE é o instrumento de financiamento da União Europeia para o ambiente e a ação climática, lançado em 1992, e já permitiu cofinanciar mais de 4.300 projetos em toda a UE e em países terceiros, mobilizando 8,8 mil milhões de euros e contribuindo com um total de 3,9 mil milhões de euros para a proteção do ambiente e o clima.
Os projetos LIFE ilustram o atual compromisso da Comissão Europeia no seu emblemático pacote de medidas relativas à economia circular, onde são concedidas um número significativo de subvenções para ajudar os Estados-Membros na transição para uma economia mais circular.
“Desde o primeiro momento que os Açores tiveram projetos aprovados no âmbito do LIFE e, atualmente, temos dois importantes projetos em execução, ambos apoiados pelo Governo dos Açores: o LIFE Terras do Priolo, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), e o LIFE CWR - Ecological Restoration and Conservation of Praia da Vitoria Coastal Wet Green infrastructure, promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória”, destacou Mata Guerreiro.
GaCS/HMB/MN

Sem comentários: