quinta-feira, 9 de março de 2017

Futebol nos Açores: Campeonato de S. Miguel

Campeonato de São Miguel - Troca de líder
No jogo mais aguardado da 11.ª jornada do Campeonato de São Miguel de futebol, o até então líder Marítimo, recebeu e perdeu com o Vale Formoso por um magro 1-0.
Este resultado coloca a equipa “axadrezada” no comando com os mesmos pontos do Vitória que, por outro lado, relega o conjunto maritimista para o 3.º lugar com menos um ponto da dupla composta por Vale Formoso e Vitória.
Depois de sete jogos consecutivos sem perder, o emblema treinado por Vítor Medeiros sofre a sua segunda derrota no Campeonato e novamente diante do Vale Formoso. A primeira aconteceu logo na 2.ª jornada, por 3-0, aquando do confronto da 1ª volta. A equipa do Vale das Furnas, treinada por Emanuel Simão, não perde há sete jornadas. Baqueou uma única vez neste Campeonato. Foi na 3.ª jornada no terreno do vizinho e rival Mira Mar por 1-0. Este Vale Formoso, como temos afirmado, é o principal pretendente ao título. O Marítimo não apostou na subida, no entanto, lá vai amealhando pontos com o objetivo de tentar fazer o melhor Campeonato possível.
O “jogo mais” da jornada 11 não foi de encher o olho, longe disso. As duas equipas entraram ansiosas, respeitando-se mutuamente, prontas para alcançarem o melhor desfecho. No entanto, pelo futebol jogado e pelas oportunidades criadas ao longo da contenda, os “axadrezados” fizeram mais que o exigido para justificarem a conquista dos três pontos. O guarda-redes Nuno Vieira, apesar de ser o culpado no golo que ditou a vitória da equipa forasteira, teve boas intervenções entre os postes, anulando remates perigosos de Vítor Sousa (8’, 63’ e 83’) e Achadinha (81’). O Marítimo apenas ameaçou através de Carlos Pacheco (10’), Yuri (29’) e Misael Estrela (64’). Os “azuis e brancos” ainda não tinham perdido nenhum jogo em casa e por essa razão, não se antevia fácil esta deslocação do Vale Formoso a Ponta Delgada.
O único golo da partida que valeu três preciosos pontos para a formação do Vale Formoso, foi apontado por Jorge Cabral, ainda na 1.ª parte (14’), após erro gritante do guarda-redes “azul e branco”, que ao tentar aliviar o esférico, fê-lo de forma defeituosa, colocando a redondinha à mercê do jogador “axadrezado” que ainda longe do alvo, aproveitou para fuzilar com êxito. O árbitro da partida foi Duarte Travassos, auxiliado por Nuno Medeiros e Fábio Oliveira.
O Vitória do Pico da Pedra acolheu e venceu tangencialmente o Desp. Rabo Peixe “B” por 1-0. O golo solitário da partida, que deu os três pontos à equipa de António Oliveira, foi apontado pelo médio centro Joãozinho na sequência de um pontapé livre direto. A equipa vitoriana ascendeu à 2.ª posição, possuindo os mesmos pontos do Vale Formoso. André Almeida foi o árbitro do jogo.
Triunfo normal e esperado do Santiago por 2-0 na receção à frágil equipa da Casa Povo Maia, com os dois golos a serem apontados pelo avançado João Carraia. Apitou Pedro Amaral.
Na Povoação e no único jogo realizado no domingo, o Mira Mar bateu o Santo António por 2-1.
Rolito e Julinho marcaram para o conjunto da casa e Cebola foi o autor do golo da equipa visitante. César Andrade foi o homem do apito.
Numa jornada em que os resultados foram demasiado escassos, vieram a confirmar-se as nossas previsões, com as equipas favoritas a vencerem os seus jogos, mas com muitas dificuldades. Foram marcados apenas 7 golos nesta ronda. Cinco para as equipas visitadas e dois para as visitantes. Foi a menos produtiva até agora.
Escrito por José Luís Tavares
Resultados da 11.ª jornada:
Marítimo, 0 – Vale Formoso, 1
Santiago , 2 – Casa Povo Maia, 0
Vitória  CPP, 1 – Desp. Rabo Peixe “B”, 0
Mira Mar, 2 – Santo António, 1
Folgou o Águia dos Arrifes.
CLASSIFICAÇÃO:
L  EQUIPAS             J    V   E  D   GM-GS    P
1º Vale Formoso       10   6   3   1      29–07    21
2º Vitória CPP          10   6   3   1      08–10     21
3º Marítimo SC        10   6   2   2      17–11     20
4º Águia Arrifes        9    5   2   2      20–12     17
5º Mira Mar SC        10   5   2   3      16–10     17
6º Santiago FC         10   4   3   3      15–13     15
7º Rabo de Peixe B  10   2   0   8      12–22       6
8º Santo António      10   0   3   7      10–23      3
9º Casa Povo Maia    9    1   0   8      07–37      3
Na próxima ronda (12.ª), destaque para o dérbi Vale Formoso – Mira Mar, agendado para sábado, dia 11/3.
12ª jornada – 11-03-2016:
Rabo de Peixe B – Águia dos Arrifes
Casa Povo Maia – Marítimo SC
Vale Formoso – Mira Mar SC
Santo António – Vitória P. Pedra
Folga: Santiago Futebol Clube.

Sem comentários: