sexta-feira, 24 de março de 2017

Futebol nos Açores - Campeonato de S. Miguel (AFPD)

CAMPEONATO DE SÃO MIGUEL DA 1ª DIVISÃO:
Triunfo sofrido do Vale Formoso
Vitória “arrancada a ferros” do potencial candidato ao título Vale Formoso no terreno da equipa sensação Vitória do Pico da Pedra por 1-0, em jogo realizado no sábado à noite e relativo à 13.ª jornada do Campeonato de São Miguel de futebol.
A formação comandada por Emanuel Simão teve de “suar as estopinhas” para vencer um Vitória que nunca tinha amargado qualquer derrota em casa para o Campeonato. O emblema vitoriano, jogando com um plantel bastante limitado, deixou uma boa imagem, nunca baixando os braços mesmo a jogar com dez elementos desde o minuto 54, altura em que Estrela abandonou o recinto lesionado e com duplo cartão “amarelo”. Os pupilos de António Oliveira bem que tentaram aguentar o nulo até ao derradeiro apito do árbitro, não o conseguindo por mero descuido defensivo. Aliás, a equipa vitoriana, apesar das contrariedades com que se debateu, quase que atingiu esse objetivo, tentando estorvar ao máximo o maior poderio da equipa adversária.
Os “axadrezados”, com esse importante triunfo alcançado num campo complicado, somaram o nono jogo consecutivo sem perder, confirmando a natural subida de rendimento, ficando a um ponto de distância do líder Marítimo. Apesar das constantes ameaças e do futebol bem desenvolvido pelo conjunto visitante, o nulo teimava em subsistir até final, só que aos 88’ e numa das muitas jogadas de contra-ataque da equipa do Vale Formoso, Vítor Sousa, em mais uma das suas investidas pela direita, cruza o esférico para a área, onde aparece Tozé completamente solto para fazer o golo. Alegria natural na bancada com os muitos adeptos vindos das Furnas, a contrastar com o desalento dos homens da casa. O Vitória, que com esta derrota “cai” para a 4.ª posição, viu sair do jogo, devido a lesão, os jogadores Milton Horácio, Paulo Roberto e Estrela.
O árbitro José Pereira necessita de ser mais impulsivo nas suas decisões. Marcou faltas inventadas e outras a medo, o que para um árbitro com a sua estatura não é nada agradável. Disciplinarmente esteve bem. João Paulo Medeiros e Aires Gata foram os árbitros assistentes.
MARÍTIMO CONTINUA A SURPREENDER
O surpreendente Marítimo afirma-se na liderança, após ter recebido e derrotado o Santiago por 1-0. O tento que deu três preciosos pontos à equipa “azul e branca” foi marcado por Ronaldo ainda na 1.ª parte. A equipa pauense tem sido uma verdadeira desilusão neste Campeonato, ao sofrer a 4.ª derrota em 11 jogos realizados. Ocupa o modesto 6.º lugar com apenas 15 pts. O seu Presidente Octávio Cabral já só pensa na próxima época e já está a encetar contatos com novos jogadores para integrar o plantel. Dirigiu o jogo Marco Carvalho.
Nos Arrifes, o Águia bateu a equipa do Santo António por tangencial 3-2, depois de estar a ganhar por 3-0, com 2-0 ao intervalo. Pelos arrifenses marcaram Isidro, Ricardo Martins e Vitinha. Os dois golos do Santo António foram apontados de penálti, por Tiago Pedro e Tiago Pimentel. O árbitro do jogo foi André Almeida.
Na única partida disputada no domingo, o Mira Mar acolheu e venceu com toda a naturalidade a formação da Casa Povo da Maia por claros 3-0. Ao cabo dos primeiros 45’ o placard registava 1-0. Os golos do conjunto orientado por Ricardo Miranda tiveram a assinatura de Telmo, Julinho e Luís Ferreira. De salientar que a equipa maiata apresentou em campo apenas 10 titulares. Dirigiu a contenda o árbitro Duarte Travassos, que após o jogo, recebeu rasgados elogios do treinador da Casa Povo Maia, Armando Almeida.
Na próxima jornada (14.ª), o Campeonato poderá conhecer novo líder, sabendo-se que o Marítimo folga. Há jogo grande nas Furnas, com o Vale Formoso a defrontar o Águia dos Arrifes, naquele que é o confronto mais importante da ronda. Restantes jogos: Santo António – Desp. Rabo Peixe “B”; Santiago – Mira Mar e Casa Povo Maia – Vitória. Foram apontados nesta rodada 10 golos. Sete das equipas visitadas e três das visitantes. Cresce a emoção à maneira que o Campeonato encaminha-se para a reta final. E já só faltam 5 jornadas!
por José Luis Tavares/CA/MN
Resultados da 13ª. jornada
Marítimo SC, 1 – Santiago FC, 0
Águia Arrifes, 3 – Santo António, 2
Vitória CPP, 0 – Vale Formoso, 1
Mira Mar SC, 3 – Casa Povo Maia, 0
Folgou: Rabo de Peixe B.
CLASSIFICAÇÃO:
L  EQUIPAS            J    V  E  D   GM-GS     P
Marítimo SC         12   8   2   2     20–11     26
2º Vale Formoso        12   7   4   1    30–07     25
3º Águia Arrifes        11  7   2   2     27–14     23
4º Vitória CPP          12   6   4   2    18–11     22
5º Mira Mar SC        12   6   3   3    19–10     21
6º Santiago FC         11   4   3   4    15–14     15
7º Rabo de Peixe B  11   2   0   9    12–26       6
8º Santo António     12   0   4   8     12–26      4
9º Casa Povo Maia  11   1   0  10    07–42      3
14ª jornada – 26-03-2016:
Casa Povo Maia – Vitória P. Pedra
Santiago FC – Mira Mar SC
Santo António – Rabo de Peixe B
Vale Formoso – Águia ds Arrifes
Folga: Marítimo SC.

Sem comentários: