quarta-feira, 8 de março de 2017

Divulgação do programa 'Europa Criativa'

Governo dos Açores quer criar condições para novas oportunidades de financiamentos comunitários
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores pretende criar condições para trazer novos programas para a Região e novas oportunidades de financiamento comunitário.
"Isto pode ter um impacto muito grande", salientou Rui Bettencourt na abertura da sessão de divulgação do programa 'Europa Criativa', acrescentando que se trata de "um primeiro passo para uma abertura a vários programas com financiamento comunitário que existem a nível nacional e que gostaríamos de trazer para a Região".
"Esta abertura, com este primeiro programa, traz-nos algumas oportunidades, traz-nos alguma esperança de financiamento, de possibilidade de abertura com novas parcerias, mas traz-nos também algumas dificuldades, porque isto vai dar trabalho", frisou, sublinhando que "montar projetos do 'Europa Criativa' ou de outros programas comunitários geralmente dá muito trabalho. São oportunidades, mas também exige muito de cada um de nós".
"Iremos partilhar esse trabalho, não tenhamos medo", assegurou o Secretário Regional, manifestando a disponibilidade do Governo dos Açores para arranjar parcerias e ajudar nas questões burocráticas das candidaturas e dos projetos.
Rui Bettencourt salientou que, "nessa partilha de trabalho, o Governo fará uma parte e cada um dos operadores, cada um dos que desejam entrar nesta aventura fará também a sua parte, seremos parceiros nessa questão".
"Todo este trabalho de montar projetos será feito com ajuda regional, porque nós tiramos ilações de outros programas onde é essa dificuldade que nos trava, a dificuldade de encontrar parceiros, de montar projetos, da linguagem dos projetos, de encontrar técnicos especialistas para preencher os formulários como deve ser, de execução dos projetos", afirmou.
"Há várias dificuldades, mas tudo isso não deve meter medo, não tenhamos medo disso", acrescentou.
Para Rui Bettencourt, trata-se de "algo inédito, mas apaixonante", adiantando que é possível ter "projetos muito interessantes" nos Açores, por ser "um meio de efervescência criativa, onde há ideias e pessoas que gostam de criar", realçando o facto de existirem já alguns interessados com ideias para projetos.
O Secretário Regional destacou ainda a importância da parceria com o Centro de Informação Europa Criativa, que, durante três dias, está nos Açores para explicar como funciona este programa que apoia os setores cultural e criativo.
Na quarta-feira, 8 de março, a sessão de divulgação terá lugar na ilha Terceira e, no dia seguinte, no Faial.
GaCS/SN/MN

Sem comentários: