segunda-feira, 6 de março de 2017

A importância de uma “democracia mais participada”

"Os movimentos cívicos que têm surgido engrandecem e qualificam a democracia açoriana", afirma Berto Messias
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares destacou hoje, na Horta, a importância de uma “democracia mais participada”, apelando aos jovens que participem mais na construção do futuro do Acores.
Berto Messias, que falava na Assembleia Legislativa, na sessão evocativa 'Manuel de Arriaga e a Juventude', que assinalou o centenário da morte do primeiro Presidente da República, salientou também a “importância dos movimentos cívicos que têm surgido na sociedade açoriana”.
"Evocar Manuel de Arriaga é evocar a cidadania, a participação cívica e os movimentos cívicos que têm surgido na Região, que engrandecem e qualificam a nossa democracia, promovendo e dinamizando debates públicos importantes para o nosso futuro coletivo", frisou Berto Messias.
Na sua intervenção, apontando os exemplos do movimento em defesa do Aeroporto da Horta, do debate em torno da instalação de uma central de valorização energética ou da construção de um aquário em São Miguel, Berto Messias afirmou que "estes movimentos e os debates que geram e promovem são encarados como um bom contributo para uma democracia mais sólida, mais esclarecida e mais participativa".
"Concorde-se ou não, aceite-se ou não o que é defendido por cada uma das partes envolvidas, todos temos a ganhar com debates que promovam a troca de argumentos de forma séria, honesta, fundamentada e com uma agenda construtiva e consequente para o futuro", frisou Berto Messias, dirigindo-se a uma plateia com largas dezenas de alunos.
Para o Secretário Regional, "evocar Manuel de Arriaga é evocar a democracia, é evocar a importância da participação cívica", fazendo um apelo aos jovens para que "participem mais nos partidos políticos, nas associações juvenis, nas instituições das vossas localidades, no desporto, na cultura, na intervenção social".
"Participem porque o futuro é vosso e nós precisamos muito de uma juventude empenhada e comprometida com o futuro", acrescentou.
"Fizemos um caminho longo e proveitoso a consolidação da democracia açoriana nos últimos 40 anos, mas com o empenho e participação de todos vós estou certo que conseguiremos evoluir mais e melhor", afirmou Berto Messias.
GaCS/TM/MN

Sem comentários: