quarta-feira, 22 de março de 2017

60.º aniversário do Tratado de Roma

Governo dos Açores assinala 60.º aniversário do Tratado de Roma
O Governo dos Açores assinala o 60.º aniversário do Tratado de Roma com a realização de uma palestra e de um concerto na ilha Terceira, que contarão com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.
A palestra sobre "Os novos desafios da Europa" será proferida por Eduardo Paz Ferreira, com apresentação de Miguel Monjardino, e terá lugar sexta-feira, 24 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, pelas 20h30.
No dia seguinte, realiza-se, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, pelas 21h30, o concerto "Grandes Clássicos Europeus", pela Filarmónica da Sociedade Musical Recreio da Terra Chã.
O repertório deste concerto inclui, além do Hino da Alegria, temas musicais da autoria de diversos compositores, como Ennio Morricone, John Philip Sousa, Jacob de Haan, Vittorio Monti, Steven Reineke, Frederik Bigelow e Carlos Marques.
A 25 de março de 1957 foi assinado o Tratado de Roma, que criou a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou Mercado Comum, com o objetivo de criar um espaço sem fronteiras onde pessoas, mercadorias e serviços pudessem circular livremente, lançando as bases que permitiram um longo período de paz na história da Europa.
A palestra "Os novos desafios da Europa" é a primeira de um ciclo de conferências que terá lugar ao longo deste ano para assinalar os 60 anos do Tratado de Roma  e os 25 anos do Tratado de Maastricht, no âmbito do programa Cidadania Europeia – Europa para os Açorianos.
Este ciclo de conferências, que conta com a presença de personalidades das mais diversas áreas e europeístas nacionais e estrangeiros, abordará diferentes temáticas, desde a inovação à política, passando pelo desenvolvimento, cultura ou educação, áreas fulcrais na abordagem da cidadania, além de outras questões, como a ultraperiferia, o mar e as novas centralidades dos Acores.
As próximas conferências estão agendadas para abril, com a ilha de São Miguel a receber o especialista em estratégias de inovação empresarial, Gilles Garel, enquanto o artista Daniel Eime vai proferir no Corvo uma palestra centrada na arte como recurso de envolvimento comunitário.
GaCS/SN/MN

Sem comentários: