domingo, 5 de março de 2017

13.ª edição da meia-maratona Ribeira Grande-Ponta Delgada

Atletismo: Meia-maratona no próximo dia 12 de março
Filipe Jorge destaca  “Singuralidade Inclusiva” da Meia-Maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada
A 13.ª edição da meia-maratona Ribeira Grande-Ponta Delgada vai para a estrada a 12 de março próximo, a partir das 10.00 horas, devendo juntar na linha de partida mais de uma centena de atletas oriundos de vários pontos do território português.
A apresentação da prova que se insere no calendário nacional de estrada realizou-se hoje, no Salão Nobre da Câmara da Ribeira Grande, momento durante o qual o vereador do Desporto da autarquia, Filipe Jorge, destacou as mais-valias desta realização.
“A meia-maratona Ribeira Grande-Ponta Delgada é uma prova única porque liga as duas maiores cidades da ilha de São Miguel e tem vindo a evoluir ao longo dos anos. Para além disso, é uma competição singular por incluir atletas do desporto adaptado, nomeadamente invisuais e em cadeira de rodas”, disse.
Filipe Jorge elogiou a organização do evento, a cargo do Núcleo Sportinguista de São Miguel, por “apostar numa corrida que promove a inclusão e a igualdade”, destacando a meia-maratona Ribeira Grande-Ponta Delgada como “uma prova onde, efetivamente, o desporto é para todos.”
Para além disso, e por se enraizar no panorama desportivo nacional, é uma competição que “promove o turismo, na medida em que muitos dos participantes fazem-se acompanhar por familiares ou regressam mais tarde, com mais tempo, para conhecerem a ilha.”
Este ano, e pela primeira vez, a meia-maratona Ribeira Grande-Ponta Delgada também terá um cariz solidário pois vinte por cento do valor da inscrição dos atletas reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social do concelho nortenho.
Também a participação na Corrida da Mulher, prova que se realiza quinze minutos após a partida da meia-maratona, apresenta o mesmo cariz solidário. Embora a inscrição seja gratuita, todos os que quiserem contribuir poderão fazê-lo, sabendo que estarão a ajudar uma instituição de solidariedade do concelho da Ribeira Grande.
Por sua vez, o vereador da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Furtado, sublinhou a “importância que o desporto tem no fomento de hábitos de vida saudáveis”, reconhecendo de igual modo o “papel que o Núcleo Sportinguista de São Miguel tem tido na promoção do desporto, em particular o atletismo.”
Pedro Furtado congratulou-se por esta ser uma prova que “inclui atletas portadores de deficiência e que, por isso, é uma competição que se distingue das demais”, parabenizando a organização por “conseguir colocar na estrada um evento deste género que não é fácil de organizar.”
A meia-maratona Ribeira Grande-Ponta Delgada vai ligar as duas maiores cidades de São Miguel na manhã do dia 12 de março, domingo, devendo contar com cerca de 130 atletas inscritos. Estão confirmadas as presenças de Nuno Alves, Francisco Cunha, Duarte Bacalhau, Ricardo Mestre, João Dias, Ruben Garcia e Pedro Rocha.
CMRG/MN

Sem comentários: