quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Promover o envolvimento dos jovens Açorianos

Euroscola é uma ferramenta importante para ajudar a envolver os jovens Açorianos no projeto europeu
A Diretora Regional dos Assuntos Europeus destacou, na Horta, o “papel fundamental” que o concurso Euroscola assume para promover o envolvimento dos jovens Açorianos no projeto europeu.
Célia Azevedo, que falava segunda-feira na sessão regional deste concurso, em que os jovens são chamados a apresentar as suas reflexões e as suas ideias para o projeto europeu, salientou a “elevada qualidade” dos trabalhos apresentados pelos alunos das escolas profissionais de Vila Franca do Campo e da Ribeira Grande, das escolas básicas e secundárias de S. Roque do Pico e Padre Manuel Azevedo da Cunha, na Calheta, em S. Jorge, e das escolas secundárias Antero de Quental, em Ponta Delgada, e Manuel de Arriaga, na Horta, que venceu a fase regional do Euroscola.
Para a Diretora Regional, este concurso assume particular importância porque permite “familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializando-os da sua condição de cidadãos europeus e preparando-os para serem mais responsáveis e mais interventivos, a nível regional, nacional e europeu”.
Por seu lado, o Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, que também esteve presente nesta sessão realizada na Assembleia Legislativa, afirmou que o Euroscola “proporciona aos jovens, neste caso Açorianos, uma tribuna onde podem exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu, o que assume particular importância nos dias que correm”.
Os alunos André Costa e Júlia Branco, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, vão representar os Açores na fase nacional do Euroscola, que decorre a 8 e 9 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.
Nestas sessões serão apurados os vencedores nacionais, que vão representar Portugal na final do Euroscola, que terá lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com a participação de cerca de 500 jovens em cada sessão, representando escolas dos vários Estados Membros da União Europeia.
Nos Açores, o concurso é organizado pela Direção Regional da Juventude, em articulação com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A edição do Euroscola para 2016/2017 é subordinada ao tema "Reinventando a Europa".
GaCS/MN

Sem comentários: