quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Secretário Regional da Educação e Cultura na Horta

Avelino Meneses destaca que investimento para 2017 parte de "patamar idêntico" ao do início da anterior legislatura
O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, na Horta, que o investimento previsto para 2017, no início de uma nova legislatura, nas áreas da educação, cultura e desporto, “parte de um patamar idêntico” ao registado em 2013, no início da anterior legislatura, manifestando a "expetativa” de que o investimento nestas áreas terá uma “evolução em crescente em função da concretização de projetos e de empreitadas”.
O Governo dos Açores, relativamente à educação, vai prosseguir com o programa de construções para “completar” o parque escolar, estando em fase de construção as escolas básica e secundária da Calheta, em S. Jorge, e básica integrada Canto da Maia, em Ponta Delgada, tendo também sido já lançado o concurso relativamente à Escola Básica Integrada das Capelas, em S. Miguel, salientou Avelino Meneses.
O Secretário Regional da Educação, que falava na Assembleia Legislativa, no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais, realçou ainda uma “sensibilidade maior” para a questão da manutenção e conservação dos edifícios escolares, o reforço de verbas da Ação Social Escolar que, nos últimos dois anos, aumentou em mais de um milhão de euros para “acudir mais facilmente às carências daqueles que efetivamente mais necessitam", bem como o reforço da área dos projetos pedagógicos, de modo a possibilitar o desenvolvimento do plano integrado de promoção do sucesso escolar - ProSucesso
Na área da cultura, Avelino Meneses apontou o objetivo de completar a construção de uma unidade museológica em cada uma das ilhas do arquipélago, no âmbito da Rede Regional de Museus, e o reforço das verbas destinadas à promoção da cultura e ao desenvolvimento das atividades culturais.
Relativamente ao desporto, Avelino Meneses afirmou que, apesar da perspetiva da União Europeia considerar como uma “prioridade negativa”, as verbas previstas para investimento são do Orçamento da Região, registando-se este ano, relativamente a 2016, um reforço, o que “diz bem da importância que o Governo dos Açores confere ao desporto”.
Além do Pavilhão de Judo, em S. Jorge, e do Polidesportivo de Santo Espírito, em Santa Maria, que estão em fase de conclusão, Avelino Meneses referiu que as duas grandes rubricas do desporto, que são o desporto para todos e o desporto federado, registam um reforço de verbas.
GaCS/PB/MN

Sem comentários: