sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores

Avelino Meneses salienta que o ProSucesso já evidencia "alguns resultados animadores"
O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o plano integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação, que se encontra no segundo ano de implementação, “evidencia já alguns resultados animadores, embora seja um programa a prazo”.
Avelino Meneses, em declarações à margem da primeira reunião neste ano letivo do Conselho Coordenador do Sistema Educativo e da Comissão Permanente das Unidades Orgânicas do Ensino Público, frisou que o ProSucesso é a resposta à “principal contrariedade” do sistema educativo regional, que é o insucesso escolar.
Este programa, construído ao longo do ano letivo 2014/2015, após a auscultação das escolas dos Açores, e que, como foi reconhecido, inspirou a construção do programa nacional de promoção do sucesso escolar, é um dos assuntos em debate nesta reunião, assim como o balanço do ano letivo 2015/2016 e a análise do ano letivo em curso.
Avelino Meneses, questionado sobre a necessidade de um pacto em redor da educação, reafirmou que deveria haver um “entendimento mínimo indispensável” que comprometesse “a política e os políticos”.
Para o titular da pasta da Educação, esse compromisso deveria contrariar “a lógica, que não me parece obrigatória em democracia, de o governo estar sempre de um lado, a relevar todos os progressos por menos significativos que sejam, e a oposição, sempre do outro lado, a renegar todos os progressos, por mais evidentes que eles sejam”.
“É preciso quebrar essa lógica”, frisou Avelino Meneses, acrescentando que o povo “merece efetivamente trabalho do governo, com credibilidade, e a vigilância da oposição, com responsabilidade”.
GaCS/PB/MN

Sem comentários: