segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Premiado Cella Bar, no porto da Barca, no Pico, foi destruído

Temporal nos Açores destruiu o Cella, “o bar mais bonito do mundo”
A ondulação atingiu os 13 metros esta segunda-feira, situação que “não estava prevista” e que foi “invulgar”, danificando várias estruturas na Madalena, na ilha do Pico.
O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico, foi destruído esta segunda-feira pela força do mar.
Segundo o presidente da câmara da Madalena, José António Soares, a “ondulação fortíssima” destruiu o rés-do-chão do premiado edifício. Apelidado por alguns como “o bar mais bonito do mundo”, o Cella Bar foi galardoado pelo portal de arquitectura Archdaily com o Prémio Edifício do Ano 2016, em Fevereiro do ano passado.
A forte ondulação marítima provocou graves danos na orla da Madalena, na ilha do Pico, esta segunda-feira. O secretário dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, Vítor Fraga, disse à agência Lusa que “os galgamentos neste porto são generalizados, ao longo de todo o molhe, chegando inclusive à casa de aprestos e à via de acesso ao porto”.
“Estamos a fazer o acompanhamento da situação, nomeadamente no porto da Madalena, onde os danos visíveis são no muro de cortina na cabeça do molhe, com o derrube de três módulos”, afirmou Vítor Fraga.
Em comunicado, o município da Madalena adianta que o mar invadiu também o “Museu de Cachalotes e Lulas, provocando fortes estragos”, nomeadamente na exposição de lulas de Malcolm Clarke. “A exposição está inutilizada”, declarou o presidente da câmara, José António Soares, à Lusa.
Lusa/MN /fotos de:Renato Goulart)

Sem comentários: