quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Futebol nos Açores - Campeonato de S. Miguel (AFPD)

Marítimo campeão da primeira volta
O Marítimo prossegue a sua senda vitoriosa sem sofrer qualquer derrota há seis rondas consecutivas (VDVVVEVV), após a realização da 9.ª jornada, última da 1ª volta do Campeonato de São Miguel de futebol, disputada no passado fim-de-semana.
Na deslocação ao terreno emprestado do atual 7.º classificado, Desportivo de Rabo Peixe “B”, os comandados de Vitinha alcançaram uma vitória preciosa, mas muito difícil, graças a um golo apontado pelo recém - entrado Mosca (48’). Este golo e a consequente conquista dos três pontos, coloca a equipa de Ponta Delgada isolada na liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Vale Formoso e o Vitória do Pico da Pedra, equipas que seguem logo abaixo.
Os maritimistas seguraram o resultado escasso até final a grande custo, face à reação do adversário. Este Marítimo, que em jogos anteriores surpreendeu-nos pela positiva, foi nesse jogo uma equipa apática que deixou em campo uma pálida imagem sobretudo durante a etapa complementar. Jogou francamente mal. Muitas fragilidades apresentadas no conjunto que agora lidera o Campeonato, nomeadamente no sector mais recuado. Depois do golo obtido logo no recomeço da segunda metade (falha incrível do guarda-redes), os pupilos de Vítor Cunha passaram para a mó de cima, perante a evidente inércia do adversário, procurando chegar ao empate de várias formas e feitios, através de boas situações criadas junto à baliza de Nuno Vieira. Só que os homens da formação da casa mostraram desacerto na hora da finalização. Falta nesta equipa um concretizador nato. De salientar que o Desp. Rabo Peixe “B” jogou desde os 27’ com menos um elemento por expulsão de Genésio, mas, mesmo assim, não se notou superioridade numérica na equipa forasteira.
A equipa de arbitragem chefiada por César Andrade, num jogo fácil de dirigir, não esteve isenta de erros.
126 golos na primeira volta
O Águia recebeu e venceu o Mira Mar (1-0), golo marcado no 2.º tempo por Vitinha. Os arrifenses permanecem no 4.º lugar, mas estão apenas a três pontos do líder. O Mira Mar não vence desde a 4.ª jornada, altura em derrotou fora a Casa Povo da Maia (0-4). Continua na 5.ª posição a oito pontos do 1.º lugar. Apitou o jogo nos Arrifes o árbitro João Paulo Branco.
Goleada do principal candidato Vale Formoso, na receção à Casa Povo Maia, por 9-1. Um resultado desajustado e aplicado sobre uma equipa bastante debilitada e que, em oito jogos, já sofreu 35 golos. Tozé contribuiu com um póquer, Vítor Sousa bisou, sendo os restantes golos marcados por Nélson Botelho, Berto Carreiro e Júlio Sousa. O tento de honra da Casa Povo Maia foi apontado pelo guarda-redes João Nuno, de penálti. Com esta goleada das antigas, a equipa de Emanuel Simão sobe ao 2º lugar com os mesmos pontos do Vitória e está a dois do líder. O árbitro do jogo foi Pedro Amaral.
Surpresa das grandes nas Figueiras, com o Santiago, uma das equipas fortes deste Campeonato, a não conseguir levar de vencida a formação do Santo António, atual “lanterna-vermelha” da prova. Um nulo sensaborão que coloca o emblema pauense fora da corrida. Dececionante prestação de uma equipa que tinha como principal objetivo conquistar o título de campeão de São Miguel e que, concluída a primeira volta, ocupa um modesto 6.º lugar com apenas 11 pts, fruto de três vitórias e dois empates. Orientou o encontro o árbitro Marco Carvalho.
Foram marcados doze golos, os mesmos da 4.ª jornada. Só no jogo das Furnas registaram-se dez tentos. Nesta 1.ª volta, apontaram-se 126 golos. O Vale Formoso é a equipa com mais golos marcados (27) e menos sofridos (6). A Casa Povo Maia, ao invés, é o conjunto que tem menos golos apontados (7) e mais consentidos (35).
Resultados da 9.ª jornada (última da 1.ª volta):
Rabo de Peixe ‘B’, 0 – Marítimo, 1
Santo António, 0 – Santiago FC, 0
Vale Formoso, 9 – Casa Povo Maia, 1
Águia dos Arrifes, 1 – Mira Mar , 0
Folgou: Vitória Clube Pico da Pedra.
CLASSIFICAÇÃO:
L  EQUIPAS          J   V  E  D   GM-GS    P
1º Marítimo SC        8   6   1    1   16 – 9     19
2º Vale Formoso      8    5   2   1    27– 6     17
3º Vitória CPP         8    5   2   1    15 – 8    17
4º Águia Arrifes      8   5   1   2     18 –10   16
5º Mira Mar SC       8    3   2   3    12 – 8    11
6º Santiago FC         8   3   2   3    12 –11   11
7º Rabo de Peixe B  8   2   0   6    11 –19    6
8º Casa Povo Maia  8   1   0   7      7 –35     3
9º Santo António     8   0   2   6      8 –20     2
10ª jornada – 25-02-2016:
Santo António – Marítimo SC (19/2)
Águia dos Arrifes – Vitória P. Pedra
Rabo de Peixe ’B’ – Mira Mar SC
Vale Formoso – Santiago FC
Folga: Casa do Povo da Maia.
No próximo fim-de-semana há apenas um jogo para o Campeonato. Defrontam-se nas Figueiras o Santo António - Marítimo, a partir das 15h00. Os restantes jogos da 10ª jornada (1.ª da 2.ª volta) disputam-se no fim-de-semana de 25 e 26 de Fevereiro, com destaque para o Águia – Vitória.
TAÇA DE SÃO MIGUEL:
Entretanto uma partida dos quartos-de-final da Taça de São Miguel foi antecipada para o próximo domingo. Trata-se do Vale Formoso - União Micaelense, jogo marcado para as 15h00, no campo de Sant’ Ana, nas Furnas. Os outros desafios estão agendados para a noite de 22 de Fevereiro. São eles: Santiago – Operário; Desp. São Roque – Santa Clara e Desp. Rabo Peixe – Sp. Ideal.

Sem comentários: