quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Governo dos Açores terminou hoje auscultação dos agentes socioeconómicos e da sociedade civil no âmbito da Estratégia de Combate à Pobreza
A Secretária Regional da Solidariedade Social presidiu hoje, no Corvo, ao último encontro com agentes sociais, económicos e da sociedade civil local no âmbito do processo de preparação da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Andreia Cardoso, em declarações à margem do encontro, recordou que foram realizadas reuniões semelhantes em todos os concelhos dos Açores, tendo feito um “balanço muito positivo desta primeira fase de auscultação”.
“A adesão dos participantes foi bastante significativa, com grande representatividade dos vários setores da sociedade civil, de entre os quais autarquias, casas do povo, IPSS, associações culturais e desportivas, bombeiros, forças de segurança pública, associações empresariais e, naturalmente, dos vários departamentos do Governo”, salientou a Secretária Regional.
A governante destacou o contributo da sociedade civil, que marcou presença nestes encontros com o intuito de transmitir a sua perspetiva sobre as problemáticas em análise.
“Numa análise preliminar, foi notório o interesse e comprometimento dos participantes na identificação dos constrangimentos e construção de soluções integradas”, afirmou Andreia Cardoso, referindo que as entidades participantes valorizaram a metodologia adotada de auscultação territorial e participação na definição da Estratégia.
A titular da pasta da Solidariedade Social adiantou que, terminada esta primeira fase de consulta, o processo de definição da Estratégia entra numa nova etapa, que “passará pela análise de todos os contributos recolhidos, que envolverá todos os departamentos do Governo dos Açores com competência na matéria”, e será o ponto de partida para a Elaboração do Plano Integrado em que assentará toda a Estratégia de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
GaCS/SC/MN

Sem comentários: