segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

150.º aniversário do nascimento de Tomás Borba

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro assinala 150.º aniversário do nascimento de Tomás Borba
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em colaboração com o Instituto Histórico da Ilha Terceira, celebra o 150.º aniversário do nascimento de Tomás Borba com uma série de atividades que vão decorrer ao longo deste ano.
As iniciativas terão início sexta-feira, 3 de março, pelas 18h00, com a inauguração de uma mostra constituída por um conjunto de documentos relevantes para a compreensão da vida e da obra deste Angrense ilustre.
Esta mostra documental, que estará patente até 25 de março, inclui fotografias, documentos pessoais, autorizações régias, diplomas dos cursos, diplomas de exercício de funções públicas, partituras diversas e programas de concertos.
Tomás Borba nasceu a 23 de novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo, tendo iniciado a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor.
Aos 13 anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia, tendo, em 1893, ingressado no Curso Superior de Letras.
Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, no ano seguinte.
Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS/DRC/MN
 

Sem comentários: