Rui Bettencourt destaca papel das comunidades açorianas como pilar da estratégia de internacionalização dos Açores
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas salientou, em Toronto, a importância da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, que representa largas dezenas de empresas, considerando esta estrutura empresarial da diáspora como “um importante pilar na estratégia de internacionalização dos Açores”.
Rui Bettencourt falava sexta-feira no final de um encontro com a presidente da instituição, Michelle Jorge, que manifestou forte interesse em estabelecer diversos protocolos de colaboração com o Governo Regional e com a Universidade dos Acores.

Nesta reunião ficou também estabelecida a possibilidade de organizar, concomitantemente, diversos eventos que mobilizem a comunidade açoriana no Canadá e projetem os Açores junto dos Canadianos.
No âmbito da visita que realizou às comunidades açorianas no Canadá, que incluiu deslocações às províncias de Quebeque, Manitoba e Ontário, Rui Bettencourt proferiu uma comunicação na Universidade de York sobre 'Os Açores no século XXI'.

Nesse sentido, destacou a importância da manutenção e perpetuação do património, material e imaterial, edificado pela primeira geração, considerando que deve ser “prolongado e intensificado pelas novas gerações de descendentes”.
Defendeu ainda que “é necessário um aprofundamento das relações intergeracionais de uma forma mais sistemática e de partilha de conhecimento e aspirações”.
O Secretário Regional visitou, na cidade de Hamilton, o Portuguese Support Service for Quality Living, organização que conta com o apoio do Governo dos Açores na resposta a situações de maior vulnerabilidade, destacando que o trabalho desenvolvido “em muito contribuiu para a realização pessoal de cada cidadão e garantia da sua qualidade de vida”.
Na sua primeira deslocação oficial ao Canadá, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, que esteve acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, visitou as comunidades açorianas residentes nas províncias do Quebeque, Manitoba e Ontário.
GaCS/SRAPRE/MN
Sem comentários:
Enviar um comentário