sábado, 28 de janeiro de 2017

Secretário Regional Adjunto da Presidência em Toronto

Rui Bettencourt destaca papel das comunidades açorianas como pilar da estratégia de internacionalização dos Açores
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas salientou, em Toronto, a importância da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, que representa largas dezenas de empresas, considerando esta estrutura empresarial da diáspora como “um importante pilar na estratégia de internacionalização dos Açores”.
Rui Bettencourt falava sexta-feira no final de um encontro com a presidente da instituição, Michelle Jorge, que manifestou forte interesse em estabelecer diversos protocolos de colaboração com o Governo Regional e com a Universidade dos Acores.
Ainda em Toronto, o Secretário Regional teve também uma reunião com a presidente da Direção da Casa dos Açores de Ontário, Suzanne Cunha, em que também participaram os restantes órgãos de direção, num encontro em que foram articulados diversos pormenores relativos à organização, este ano, nesta cidade canadiana da reunião anual do Conselho Mundial das Casas dos Açores.
Nesta reunião ficou também estabelecida a possibilidade de organizar, concomitantemente, diversos eventos que mobilizem a comunidade açoriana no Canadá e projetem os Açores junto dos Canadianos.
No âmbito da visita que realizou às comunidades açorianas no Canadá, que incluiu deslocações às províncias de Quebeque, Manitoba e Ontário, Rui Bettencourt proferiu uma comunicação na Universidade de York sobre 'Os Açores no século XXI'.
Na sua intervenção perante os alunos do Curso de Estudos Portugueses, entre os quais açor descendentes, Rui Bettencourt desafiou os jovens a escolher a educação como um investimento fundamental, "integrando sempre a Açorianidade como um dos elementos importantes dos seus projetos de vida".
Nesse sentido, destacou a importância da manutenção e perpetuação do património, material e imaterial, edificado pela primeira geração, considerando que deve ser “prolongado e intensificado pelas novas gerações de descendentes”.
Defendeu ainda que “é necessário um aprofundamento das relações intergeracionais de uma forma mais sistemática e de partilha de conhecimento e aspirações”.
O Secretário Regional visitou, na cidade de Hamilton, o Portuguese Support Service for Quality Living, organização que conta com o apoio do Governo dos Açores na resposta a situações de maior vulnerabilidade, destacando que o trabalho desenvolvido “em muito contribuiu para a realização pessoal de cada cidadão e garantia da sua qualidade de vida”.
Na sua primeira deslocação oficial ao Canadá, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, que esteve acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, visitou as comunidades açorianas residentes nas províncias do Quebeque, Manitoba e Ontário.
GaCS/SRAPRE/MN

Sem comentários: