quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Liga Campeões: Benfica apurado para a fase de grupos

SL Benfica, 3 - FC Twente, 1
Benfica de primeira rumo à Champions
Os encarnados venceram com golos de Axel Witsel e Luisão, e apuraram-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Benfica está na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de esta noite ter batido claramente o Twente por 3-1. Numa noite de bom futebol na Luz, os encarnados demonstraram clara superioridade face aos holandeses e chegam com mérito total ao convívio com os grandes emblemas europeus e aos milhões reservados por esta prova da UEFA.
Sempre superiores no encontro, as águias nunca permitiram que o Twente entrasse na discussão da eliminatória e a primeira parte teve apenas um sentido: o da baliza defendida por Mihailov.
Foram tantas e tão clamorosas as oportunidades das águias no primeiro tempo que seria fastidioso enumerá-las. Aimar, mais do que uma vez, o inevitável Nolito, Witsel, Javi Garcia e Gaitán estiveram perto do festejo, mas revelaram-se demasiado perdulários na hora da estocada final.
À saída para as cabines, as águias podiam ter a eliminatória resolvida mas a falta de pontaria obrigava a mais 45 minutos de trabalho e concentração.
Witsel estava farto de ver o Benfica tanto falhar que logo aos 46' resolveu quebrar o jejum dos encarnados. Depois da cobrança de um canto e de um desvio do capitão Luisão, o belga recebeu e num pontapé acrobático fez levantar pela primeira vez os adeptos nas bancadas do Estádio da Luz.
Estava feito o mais difícil e o Benfica não desacelerou e podia ter ampliado a vantagem poucos minutos depois num trabalho fantástico de Óscar Cardozo. O paraguaio deixou pregado ao relvado o defesa holandês e só não faturou por manifesta falta de sorte.
Não fez o 'Tacuara' fez o capitão Luisão à chegada do minuto 60. Em mais um canto, desta vez da esquerda, o brasileiro não se limitou a assistir um companheiro e desviou, ao primeiro poste, direto para a baliza. 2-0 e a eliminatória completamente decidida, colocando o Benfica no caminho dos milhões da Liga dos Campeões.
Resolvida a questão, sobrou espaço para "as notas artísticas" de que Jorge Jesus tanto gosta. E se foi mais do que uma, destaca-se a que deu o 3-0 e permitiu a Witsel bisar na partida: o belga e Aimar deliciaram-se com a bola no meio entre si, deixaram Cardozo participar e o paraguaio isolou Witsel. Pura classe do belga na hora de decidir o remate, colocando a bola bem no canto da baliza de Mihailov.
A loja da Luz fechou por volta dos 70' e Jorge Jesus começou as poupanças já a pensar no próximo jogo da I Liga. O Benfica manteve as rotações em cima, mas ainda assim Bryan Ruiz havia de deixar a sua marca nas balizas da Luz, num golo em tudo idêntico ao da primeira mão e batendo Artur num cabeceamento certeiro.
De nada valeu aos holandeses. O Benfica alcançou o tão desejado acesso à Liga dos Campeões e acompanha assim o FC Porto no sorteio da fase de grupos que se realiza no Mónaco, encaixando, desde já, uma verba a rondar os sete milhões de euros.
Conheça as equipas hoje apuradas
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões decorre, esta quinta-feira, no Mónaco.
Confira os resultados dos jogos da segunda-mão do play-off da Liga dos Campeões disputados esta quarta-feira.
Resultados:
Rubin Kazan, Rus 1–1 Lyon, Fra (1-3 na primeira mão).
Viktoria Plzen, Che 2–1 FC Copenhaga, Din (1-3 na primeira mão).
Sturm Graz, Aut 0–2 BATE Borisov, Bie (1-1 na primeira mão).
Benfica, Por 3–1 Twente, Hol (2-2 na primeira mão).
Udinese, Ita 1–2 Arsenal, Ing (0-1 na primeira mão).
Apurados do play-off:
Apoel, Genk, Dínamo Zagreb, Villarreal, Bayern, Lyon, Plzen, BATE Borisov, Benfica e Arsenal.

Sem comentários: