quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Festa na Igreja de Santa Maria dos Anjos em Toronto

Dedicação de um grupo de paroquianos portugueses fez ressurgir tradição
Condições atmosféricas condicionam festa em honra de Nossa Senhora dos Anjos em Toronto
A paróquia de Santa Maria dos Anjos, situada no 1481 da Dufferin Street, em Toronto esteve em festa no passado fim-de-semana, ao celebrar a sua padroeira, sete anos após o seu interregno.
Apesar das condições climatéricas serem adversas aos festejos, tanto no sábado a noite como no domingo  á tarde, ainda conseguiram sair com a procissão á rua,  num percurso mais curto, e logo ao recolher da imagem o tempo escureceu e caíu chuva em abundância ao longo da tarde e noite dentro.
Segundo João Arruda, presidente da comissão festas, “durante cinco ou sete anos as festas não se realizaram, mas é uma tradição que não se pode perder”.
No cortejo religioso foi levado aos ombros duas imagens, a de São José e a de Nossa Senhora dos Anjos e personagens em  trajes representativos de figuras e momentos biblicos, notando-se  contudo uma menor participação de jovens face a outras procissões já realizadas. Participaram ainda o padre Nelson Gomes, pároco desta igreja, e vários outros sacerdotes e elementos da comissão de festas e duas Bandas Filarmonicas, a do Coracao de Jesus e a de Nossa Senhora de Fatima ambas de Toronto.
A parte profana contou com vários artistas da comunidade luso-canadiana, na sexta-feira (19), o programa apresentado pelo locutor António César, o espectáculo abriu e fechou com o conjunto Jovem Império, tendo-se no interregno registado as actuações dos artistas Júlio Sampaio, Herman Vargas, Michelle Madeira e Inês Henriques.
No sábado (20), e conforme estava anunciado, deram-se as actuações de Duarte Fróias, Kayla de Brito, Herman Vargas, Amy Ventura, Mário Marinho, Steve Medeiros e, novamente, o conjunto Jovem Império.
Domingo (21) com a realização do espectáculo para essa tarde ameaçado pelo tempo, estava agendado
no fecho das festividades uma série de concertos com os artistas Emily Melo, Jorge Marques, Amy Ventura, Steve Medeiros, Mário Marinho e o conjunto Jovem Império.
O mau tempo com chuva e frio, condicionou a festa e foi realmente o maior culpado da fraca participação do publico, mas só um é que manda...
  

Sem comentários: