segunda-feira, 27 de junho de 2011

PCIM - 1ª Irmandade do Divino Espírito Santo celebra a sua festa


PORTUGUESE CANADIAN INTEGRATION MOVEMENT
Primeira Irmandade de Mississauga celebra festa do Divino Espírito Santo em Oakville
A organização do Portuguese Canadian Integration Movement (PCIM) - Primeira Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga, fundada em 1972, celebrou a sua festa anual em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade no último fim-de-semana.
Os festejos foram realizados na paróquia de São José dos portugueses na Bronte Road na cidade de Oakville, e começaram pela manhã com uma pequena coroação até à igreja seguindo-se  a celebração da santa missa pelo Pe. Fernando Pinto.

Depois da cerimónia religiosa, saíu o cortejo do Divino Espírito Santo que foi acompanhado na procissão com o Corpo de Deus levado debaixo do Pálio, pelo pároco Fernando Pinto em redor do recinto da igreja.
Tony e Zélia Raposo foram os mordomos deste ano que foram acompalhados no cortejo por outras irmandades do Ontário a convite do presidente da organização do PCIM, Dinarte Teves.
No decorrer da recolha do cortejo foi tocado o hino do D. Espírito Santo pela filármonica Lira Bom Jesus de Oakville.
A seguir foi a entrada de todos os grupos que participaram a dar entrada no salão da paróquia, foram benzidas os alimentos pelo Pe. Fernando e servidas as tracionais sopas em honra do Divino Espírito Santo à moda da Terceira, que incluiu a famosa alcatra com massa sovada e vinho.
Mordomos - Tony e Zélia Raposo
Pela tarde dentro teve lugar o   entertenimento ao ar livre, com actuações do cantor Victor Martins, do Rancho Folclórico de Oakville e cantares dos foliões uma tradição da ilha de São Miguel, por Vasco Aguiar, Gil Rita e José Lopes.
Também como não podia deixar de ser nestas festa, houve concerto pela Filarmónica Lira Bom Jesus de Oakville e arrematações de ofertas.
O som e a música esteve a cargo pelo Tony Silveira que animou a festa ao longo do dia.
Reportagem e fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: