segunda-feira, 27 de junho de 2011

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Brampton

Festa do Santíssimo Corpo de Deus celebrada pelos luso-canadianos
A igreja portuguesa de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Brampton esteve em festa no último fim-de-semana, com as celebrações religiosas da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Esta festa em honra do Corpo de Deus, é a mais sinificativa das festas da igreja católica, e em Portugal é proclamado feriado neste dia, o que aconteceu na passada quinta-feira no nosso país de origem.
As cerimónias religiosas tiveram ínicio no domingo pela uma hora da tarde com a missa, que foi precedida com pregação pelo Pe. Agostinho. O refrão da palavra da aclamação do evangelho diz tudo: ''Eu sou o pão vivo descid do Céu, diz o Senhor, quem comer deste pão viverá eternamente''. Concluiu, ''Irmãos: Não é o cálice de benção que abençoamos a comunhão com o Sangue de Cristo? Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora sejamos muitos,  formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão''.

Após as cerimónias religiosas, pelas três horas da tarde, a procissão saíu para precorrer algumas ruas adjacentes à igreja, no giro habitual, onde os moradores enfeitaram a rua com tapetes coloridos com flores e faréu pintado com dezenhos alussivos à efeméride.
Foram montados três altares ao longo do percurso onde foi proclamada a palavra do Senhor, por vários padres que levaram debaixo do Pálio a custódia o Santíssimo Sacramento na hóstia consagrada.
No recolher da procissão no adro da igreja houve uma pequena pregação e benção aos fiés e tocado o hino do Santíssimo pela filarmónica Lira Portuguesa de Brampton.
Durante a tarde no salão, houve actuação do Rancho Folclórico de Brampton, a cantora Helena Abrantes acompahada pelo seu irmão António que cantaram uma desgarraga à moda de S. Miguel, e concerto pela filarmónica local.
Leilóes de ofertas e sorteio de prémios encerraram os festejos.
Reportagem e fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: