terça-feira, 31 de maio de 2011

CCPM - 2ª Semana Cultural serve de ensaio para o Carassauga

CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE MISSISSAUGA
 
Segunda Semana Cultural com artesanato, música, entretenimento e o sabor da gastronomia portuguesa
O Centro Cultural Portugês de Mississauga (CCPM) celebrou a sua segunda Semana Cultural nas suas instalações, nos dias 27, 28 e 29, e mostrando à comunidade que com trabalho, e muita dedicação, e entre-ajuda de toda a direcção, é possivél realizar coisas boas. Este foi um fim-de-semana em grande e divertido.
 Com entrada gratuita para as pessoas que obtiveram o passaporte para o ''Carassauga '2011'', que acontece já no próximo fim-de-semana, na cidade de Mississauga.
Na sexta-feira, dia 27,  as cerimónias de abertura foram seguidas de jantar, confecionado pelo famoso cozinheiro, Martinho que veio de Viana do Castelo em Portugal, a convite o presidente Gilberto Moniz.
Ao longo da noite, e no que diz respeito ao entretenimento programado e anunciado, actuou o Grupo Folclórico do PCCM, o trio de concertinas de Portugal - Baeta e Companhia, o Grupo Folclórico da Casa dos Poveiros de Toronto, e a artista Nancy Costa, que deixou o perfume das suas canções animar todos que presentes.
No sábado, dia 28, com a presença do jornal Nove Ilhas, assistimos a mais uma grande noite no salão de festas do PCCM.
O mestre da culinária, Martinho com as suas ajudantes, preparou ao longo do dia vários pratos tradicionais portugueses, como, arroz de pato, camarão, bacalhau, Rojões e  polvo, tendo este ultimo esgotado (houvesse mais polvo).
Os presentes tiveram a oportunidade de provar a gastronomia de Viana do Castelo no ''PCCM Restaurante''. Não faltou a tradicional  doçaria variada portuguesa, confecionada pela ''Nova  Pastery  & Bakery'', desde os pastéis de nata aos mais variados doces, entre outras gloseimas.
O artesanato esteve exposto aos visitantes, logo à entrada estendendo-se pelo fundo do salão, podendo encontra-se, por exemplo, as loiças pintadas em barro ou os quadros com a história de Camões, entre outros.
Nesta noite de entretenimento, o trio de concertinas de Portugal - Baeta e Companhia, interpretaram a desgarrada do patrão e empregada, cantaram ''O vinho é coisa boa'' entre outras melodias e fizeram que todos dançassem ao som da música tradicional minhota.
O conjunto ''Tabú'', realizou um serão dançante que todos tiveram a oportunidade de dar ao pézinho, enchendo a pista de dança.
Por último e pela primeira vez em Mississauga, as Marchas Populares do Clube Oriental de Montreal, bem à moda das famosas marchas lisboetas dos Santos populares.
Fundada há vinte e sete anos, esta marcha popular de Montreal, trouxe até nós, 47 elementos. Foi uma surpresa agradavél no final da noite que todos apreciaram e aplaudiram, sobretudo a dança com passarela das lanternas mágicas. 
O conjunto ''Tabú'' fechou o serão com mais música para dançar.
No domingo, dia 29, houve almoço e actuaram o Grupo Folclórico do PCCM, o trio de concertinas ''Baeta e Companhia - Portugal'' e o conjunto Tabú, com uma matiné dançante. Não faltou a nossa gástronomia bem à portuguesa com pratos variados para todos os gostos e paladares.
O CCPM está de parabéns pelo sucesso alcançado nesta segunda Semana Cultural, ao divulgar pelo segundo ano consecutivo a nossa cultura.
A comunidade portuguesa aderiu em grande força para dar apoio a mais esta magnífica iniciativa do único clube  português em Mississauga.
Como referimos na próxima sexta-feira, tem início o 26º festival de Culturas de Mississauga, o  ''CARASSAUGA'', e mais uma vez, e com a dignidade de sempre, o Centro Cultural Português de Mississauga representará os portugueses com o  ''Pavilhão de Portugal''.
Desejamos os maiores sucessos. Bem Hajam!
----------------------------------------------
Reportagem e fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: