quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cambridge: Festa do Divino Espírito Santo dos Picoenses

Festa do Divino Espírito Santo em Cambridge
Irmande Picoense do Divino Espírito Santo do Ontário celebrou a festa da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade
Teve início no passado fim-de-semana em Cambridge a tradicional festa açoriana do Divino Espírito Santo de 2011, celebrada pelos picoenses do Ontário.
 Este ano os festejos começou um pouco mais cedo que o habitual devido ao espaço e ocupação disponivél no Clube Português de Cambridge.
 A Irmandade Picoense do Divino Espírito Santo do Ontário assim festejou um pouco mais cedo a sua festa, quando esta normalmente era realizada em Junho, no fim-de-semana do Dia do Pai no Canadá.
O pres. da Irm. Picoense, José e esposa Arlete Rodrigues
Os festejos iniciaram-se no dia 15 de Maio com apresentação do gado na quinta  do Hélio e Elvira Serpa.
No sábado (21) houve a benção do pão, carne e vinho e um jantar gratuito, que foi complementado com um  espectáculo no salão do Clube Português de Cambridge, em que actuou Maria José  Neto.
No domingo foi o dia principal, com a realização do cortejo, que saíu da Brierdale Plaza para a igreja de  N.S. Fátima, ao qual se seguiu a missa.
Já no salão do clube, por volta do meio-dia, foram servidas as primeiras sopas em Honra do Divino Espirito Santo a todas às pessoas da terceira idade.
Depois os festejos seguiram para as instalações do clube português de Cambridge. 
 A forte chuva que caíu na cidade de Cambridge, condicionou a saída do cortejo que  se  realizou mais tarde que o previsto. Foram várias as irmandades do sul do Ontário que participaram no desfile que acabou na capela do Espirito Santo,  e que foi acompanhado ao som da banda Portuguesa de Hamilton.
Os mordomos, José e Graça da Silva
Durante a tarde, já com sol e céu azul foram servidas as tradicionais sopas à moda do Pico no salão de festas, por quatro vezes.
 No exterior, teve lugar o arraial ao ar livre pela banda de Hamilton tendo actuado ainda os ranchos folclóricos de jovens e adultos de ''Os Tradicionais'' que vieram de London.  Seguiu-se um pouco de música para dançar e uma chamarrita pelo ''D.J. Music Nation'' de Cliff Almeida que também cantou. 
A feta foi complementada com um sorteio de valiosos. A receita reverteu a favor das festas
No final da tarde, os participantes receberam as famosas rosquilhas no regresso ás suas casas.
Os mordomos, José da Silva natural de São Caetano (Pico) e esposa  Graça da Silva natural São Mateus (Terceira), estavam satisfeitos, porque o tempo melhorou e veio a calaborar numa tarde linda de sol radiante, que ajudou  com a bastante afluência de pessoas, que chegaram a algumas centenas, mantendo o recinto cheio ao longo da tarde.
O casal José Rodrigues natural da ilha de São Jorge e Arlete Rodrigues natural de São oque do Pico, sucedeu ao casal Duarte e Luísa Lopes na presidência  da  Irmandade Picoense do Divino Espírito Santo do Ontário, que foi fundada em Cambridge em 1988.
Reportagem e fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: