quinta-feira, 26 de maio de 2011

Açores: Festas do Senhor Santo Cristo em Ponta Delgada

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres começam hoje
As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que começam hoje em Ponta Delgada, Açores, são presididas este ano pelo cardeal William Levada, descendente de açorianos e uma das mais destacadas figuras da hierarquia do Vaticano.
O cardeal norte-americano, cujos bisavós eram da ilha de S. Jorge, desempenha as funções de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo o mais alto dignitário do Vaticano a presidir a estas festas, que atraem anualmente milhares de peregrinos.
O programa, que se prolonga até 02 de junho, começa hoje com uma palestra do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sobre ‘A Igreja e o Estado’, que antecede o Concerto de Abertura, pelo Coral de S. José.
O ponto alto das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a procissão, que se realiza desde 1700 no quinto domingo depois da Páscoa.
A procissão percorre as ruas da cidade com uma imagem do "Ecce Homo" com mais de 400 anos, oferecida às freiras clarissas pelo Papa Paulo III, num cortejo que é acompanhado por milhares de pessoas, incluindo muitos emigrantes açorianos que aproveitam as festas para se deslocarem à região.
No programa das festas merece também referência a Procissão da Mudança da Imagem do Santo Cristo, que sai na tarde de sábado do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, cumprindo um trajeto à volta do Campo de S. Francisco.
Na madrugada de domingo, como é tradição, a imagem do "Ecce Homo" sairá da Igreja do Santuário para a Igreja de S. José, um espaço maior que permite receber os milhares de peregrinos que todos os anos ali estão em vigília.
Lusa/AO Online

Sem comentários: