quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Morreu o Pe. Luís Kondor


Faleceu em Fátima o Pe. Kondor
O Vice-postulador para a Causa da Canonização dos Pastorinhos faleceu hoje, em Fátima.
Nascido na Hungria, o Pe. Kondor dedicava-se há 49 anos a esta causa. No ano 2000 viu recompensados os seus esforços com a beatificação de Francisco e Jacinta, mas continuava a trabalhar para a sua elevação aos altares. "Ele entendia que a santidade dos pastorinhos era o fruto mais belo da mensagem de Fátima", afirma o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Faleceu com 80 anos, tendo nascido em 1928 em Csikvand, na Hungria. Com o seu país já sob o domínio do comunismo, entrou para a Congregação do Verbo Divino, em 1946.
Obrigado a fugir dos comunistas mudou-se primeiro para a Áustria, e depois para a Alemanha, onde foi finalmente ordenado em 1953. Logo no ano seguinte veio para Portugal, e dois anos mais tarde conheceu pela primeira vez a Irmã Lúcia.
Mais tarde, a pedido do Bispo de Leiria, D. João Pereira Venâncio, foi-lhe atribuído o cargo de vice-postulador dos Pastorinhos.
Dedicou-se de corpo e alma à divulgação da vida dos videntes e à mensagem de Fátima, em particular para os países que se encontravam por detrás da Cortina de Ferro, como recorda o Bispo D. António Marto: "talvez por ter vindo da Europa de Leste ele a tenha compreendido a sua relevância mais depressa e melhor".
"Embora sintamos a tristeza da separação, fica-nos esta sensação de acção de graças a Deus, daquela confiança da fé de que neste momento estará junto da mãe e dos pastorinhos que ele tanto amava", confia o seu Bispo.
O corpo do Padre Luís Kondor está em câmara ardente no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.
A celebração das suas exéquias terá lugar na Sexta-feira, dia 30, às 11h na Basílica do Santuário de Fátima, seguindo depois para o cemitério local.

Sem comentários: