terça-feira, 21 de abril de 2009

PCIM. - 1ª. Irmandade do Divino E. Santo - Mississauga


PORTUGUESE CANADIAN INTEGRATION MOVEMENT
Jantar de angariação de fundos para a Igreja da Lomba da Fazenda de Nordeste com a presença do presidente daquele município, Prof. José Carlos Carreiro

A Organização do Portuguese Canadian Integration Movement - 1ª. Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga, realizou no último sábado á noite (4) de Abril, uma grande festa de Angariação de fundos a reverter ás obras de restauração da Igreja da Lomba da Fazenda de Nordeste na ilha de São Miguel nos Açores.

Este jantar teve lugar no St. John's Hall na cidade de Mississauga e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Vila de Nordeste, Prof. José Carlos Carreiro e sua esposa Maria da Luz, e de 700 convivas em grande número oriundos daquele conselho da ilha verde, que encheram as instalações daquele salão.
Antes do jantar um grupo de amigos músicos oriundos daquela freguesia do conselho de Nordeste radicados aqui no Ontário, formaram a Lira N.S. da Conceição com uma pequena banda e tocaram o Hino da Imaculada Conceição padroeira da paróquia da Lomba da Fazenda.
Seguiu-se o serviço de jantar confecionado por um grupo de senhoras prata da casa, que foi servido pelos jovens filhos/filhas dos membros da organização do PCIM.
Após o repasto, o MC Manuel Martins & relações públicas, agradeceu a presença do presidente do Município de Nordeste e todas as pessoas presentes, chamando logo de seguida o primeiro artista da noite, Cláudio Ferreira de Hamilton que cantou algumas canções do seu CD com o título ''Açoreana'', e fez que as pessoas enchessem a pista de dança.

Seguiu-se então á chamada em palco do convidado especial, e presidente da Câmara de Nordeste, Prof. José Carlos Carreiro que proferiu algiumas palavras ao povo nordestense. '' É com muita satisfação que sinto aqui um pedaço da Lomba da Fazenda de Nordeste, tantos foram os amigos que hoje encontrei e abraçaram-me nesta festa, onde também sou natural desta freguesia do nosso conselho. Fico contente em saber que muitos de vós estão hoje aqui no Canadá com uma melhor vida e estão realizados, neste grande país de acolhimento. Sei também que não esqueceram a vossa terra natal, e sempre que puderam vão á sua terra matar saudades a S. Miguel e aos Açores pois esperamos a vossa visita de braços abertos na terra onde os vi nascer. Obrigado a todos!''. Deu-se então a trocar de lembranças onde foi entregue ofertas do conselho de Nordeste aos organizadores deste evento, e o presidente do PCIM da 1º Irmandade do E. Santo de Mississauga, Dinarte Teves também entregou uma placa pela presença do Prof. José C. Carreiro enquanto a esposa recebia um ramanhete de flores.

Esteve presente na mesa de honra o Pe. Fernando Pinto da paróquia de S. José de Oakville entre outros convidados.
O presidente da Vila de Nordeste, foi convidado a presidir á inauguração do Centro Cultural dos Açores na cidade de London Ontário no passado domingo.
Os artistas comunitários Victor Martins e Carlos Martins também ofereceram as suas cantigas para o público dançar ao longo da noite, como a música do DJ ''Cikko's'', responsavél pelo som, que animaram a festa.

Houve também as tradicionais arrematações com muitas ofertas oferecidas por oriundos da Lomba da Fazenda de Nordeste a leiloar a favor da restauração das obras da igreja paroquial e a venda de rifas a sortear com valiosos prémios.
O presidente do PCIM, Dinarte Teves agradeceu a todos pelo sucesso desta festa de angarição de fundos para as obras da igreja paroquial da Imaculada Conceição na Lomba da Fazenda de Nordeste.
Texto e Fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: