quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mississauga: 5º Concerto da Primavera


BANDA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E ECOS DE PORTUGAL
5º Concerto da Primavera floriu de boa música Portuguesa o Living Arts Centre em Mississauga
No passado domingo (26) a Banda do Sagrado Coração de Jesus e Ecos de Portugal de Toronto, realizaram o seu 5º Concerto Musical que teve lugar numa das bonitas salas de espectáculos do '' The Living Arts Centre'' no centro da cidade de Mississauga.

Esta Banda de música foi fundada em 1974 por um grupo idoneo de músicos entusiastas, residentes, na maioria, da área da paróquia de Santa Cruz em Toronto. Na Primavera de 1975 esta banda de música saíu pela primeira vez ao público pelas festas do Espírito Santo com uma formação de 30 elementos, devidamente equipada com instrumentos e uniformes e liderada pelo seu primeiro mestre, Jaime Vieira. Mais tarde em 1978, a banda do Coração de Jesus transferiu a sua sede para novas instalações da actual paróquia de Santa Helena. Neste momento o número de executantes ronda os 40, por vezes mais de 50 elementos, agora dirigida, desde 1991, pela batuta competente e inovadora do Maestro José Manuel Resendes, autor de vários arranjos musicais registados nas últimas gravações desta filarmónica, a última das quais foi inaugurada no dia 17 de Novembro de 2002, por ocasião do sétimo anual concerto de Natal no St. Johns Hall em Mississauga.

Em 1996 surgiu a criação do grupo coral ''Ecos de Portugal'', obra do Maestro Resendes coadjuvada no obbjectivo de desenvolver e enriquecer a sociedade musical na comunidade portuguesa no Canadá.
A Banda do Sagrado Coração de Jesus, agora integrada e parte de principal da '' The Music Society of St. Helen's'', tem sido ao longo dos últimos anos uma escola de música que incentiva os mais jovens a fazerem parte dos nossos usos e costumes, integrando e participando em muitas festas e paradas na nossa comunidade e não só, como noutras ao longo do ano no Ontário e EUA, graças aos seus responsáveis . Em 1988, esta banda de música foi até aos Açores onde participou nas festas do Senhor Santo Cristo na altura com a direção do Maestro Artur Macedo.

No passado domingo esta filarmónica completou o seu 5º Concerto da Primavera que diga-se em abono da verdade, foi um autêntico sucesso por excelência com um bom programa bem elaborado e apresentado ao longo da tarde, que cativou os bons amantes da música, pena a bonita sala não se encontrar completamente cheia, os responsáveis mereciam mais colaboração da comunidade. Os portugueses não sabem o especáculo que perderam, segundo ouvia-se dizer á saída por aqueles que assistiram com satisfação a mais este concerto musical, liderado pelo Maestro José Manuel Resendes, que teve a especial colaboração dos jovens voluntários do Grupo Folclórico da Associação Migrante de Barcelos e do Grupo Folclórico Transmontano.

A locutora da CIRV-FM, Dona Maria Fernanda, foi a MC que apresentou o espectáculo com o bom humor de sempre ao longo da tarde.
A primeira parte do espectáculo foi liderada pelo concerto da Banda do S.C. Jesus, começando com os Hinos ''O Canada'' e Hino Nacional Português.
Na segunda parte juntaram-se os Grupos folclóricos, grupo coral Ecos de Portugal e os cantores a solo, João Teixeira, Sara da Silva e Rose Mary da Silva. No final foram apresentados ao público os directores responsáveis da Banda.
A jornalista, Maria Fernanda também agradeceu a presença da comunicação social portuguesa em divulgar os nossos eventos.
O PROGRAMA FOI O SEGUINTE:
A primeira composição: ''Comendador Adolfo Roque'' (Almilcar Morais). - ''Ballet Pariien'' (J. Offenbach). - ''Cantar das Regiões'' (Ilídio Costa). - ''Concertino for Baritone & Tuba'' (A. den Arend - Solos: Aurélio Andrade, Sandro Melo). - ''Pop Show # 6'' (Amilcar Morais). - Special Feature: ''The Gridiron Club March'' (J.P. Sousa - Trombones: Amandio Martins, Aurélio Andrade, Danny Avelar, tuba: Sandro Melo). - ''The Stars and Stripes Forever'' (J.P. Sousa - Solo: Rose Mary da Silva). Intervalo.
A segunda parte, Banda S.C.J. & Ecos de Portugal. Entrada com a ''Chamarrita'' - Tradicional dos Açores. - ''Chuva'' (Solo: Rose Mary da Silva). - ''Baleeiros'' (Solo: José Luis Raposo). - 'Trepassos'' - Os amigos do ''Grupo Folclórico Transmontano''. - ''Vira Corrido'' (Voluntários da A.M. Barcelos). - ''Encosta a tua Cabecinha no Ombro e Chora''. - ''Casa da Maiqinhas'' (Solo: Sara da Silva). - ''Vem Comigo, Vem Dançar'' (Música: José M. Resendes, Letra. João Teixeira). - ''Malmequer'' (Solo: Rose Mary da Silva). - ''Regresso'' (João Teixeira). - E a terminar ''Uma Casa Portuguesa'' (Solo: João Teixeira, Sara da Silva e Rose Mary da Silva) com participação dos dois grupos folclóricos.
Texto e fotos de: JOÃO G. SILVA.

Sem comentários: