terça-feira, 21 de abril de 2009

PCC Mississauga: ''Noite Africana''


CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE MISSISSAUGA
Noite Africana celebrada com muita animação e amizade no re-encontro de velhos amigos das ex-colónias portuguesas
O Centro Cultural Cultural Português de Mississauga levou a efeito no passado sábado (4) no seu salão de festas uma noite dedicada a África, com o tema '' Noite Africana'', que contou com a presença de 250 convivas, para celebrarem com muita animação, a sua cultura, hábitos e costumes do povo africano.
Segundo o presidente do CCPM, Gilberto Moniz, esta 1ª Noite Africana é para dar continuidade nos próximos anos e, ''No futuro pensamos em dedicar uma noite a outras comunidades de origem portuguesa, ao longo do ano, por exemplo, Macau, Goa, Timor, etc.
Esta primeira noite Africana dedicada aos lusos-africanos e seus descendentes, teve a participação de um grupo apróximadante de 100 pessoas de origem lusa-africana de Moçambique, que viveram e trabalharam naquela ex-colónia portuguesa.
Este grupo de amigos juntam-se uma vez por ano no Piquenique de Verão do CCPM, que já o fazem nos últimos oito anos, quando pela primeira vez se reuniram com muitos amigos e famílias dispersas pela província do Ontário como também vindos de outras localidades do Canadá e Estados Unidos da América.

Em conversa com Jorge Freitas e Élio da Silva, eles nos disseram-nos: ''Tudo isto aconteceu, graças aos contatos via internet, porque muitos de nós deixamos as ex-colónias portugueses após o 25 de Abril, e tivemos que abandonar tudo mais as nossas famílias, por falta de segurança, á procura de um futuro melhor . Muitos de nós ficamos sem saber onde tinham ido os nossos amigos e trinta anos mais tarde viemos a encontrar-nos novamente, aqui no Canadá, muitos moçambicanos da localidade da Beira onde estudamos e trabalhamos juntos. Não só lusos descendentes como também doutras nacionaldades compartilhamos esta nossa amizade uma vez por ano, ao juntarnos no Verão como agora neste jantar! Esperamos que seja para continuar por muitos mais anos.''.
A noite começou com um jantar-buffet da culinária africana, onde o prato tradicional ''Caril'', de origem indiana confecionado e adaptado á culinária moçambicana, que é composto de Galinha ou Camarão c/arroz, preparado com Créme de Côcô, Leite, Pó de Caril e Tamarin. Tradicionalmente este prato da região da Beira é muito apreciado e a galinha temperada a rigor pela cozinheira São com toque da Maria Santo ''Poppy'', foi servido nesta noite africana.
No que diz respeito na parte do entertenimento, o Duo ''Som Luso'', animou o baile, e a música africana também fez avançar para a pista de dança muitos casais que animadamente se divertiram e mataram saudades da sua terra natal.

Nesta mesma noite o Presidente do CCPM, Gilberto Moniz, agradeceu a presença de todos, e chamou três sócios para prestar homenagem de aniversário do mês da Março aos seguintes membros do clube: Isabel Silva Couto, Delfim Aguiar e Durval de Melo.
Gilberto Moniz apresentou mais uma novidade e adiantou: ''Esta é mais uma iniciativa do nosso Centro Cultural. De hoje em diante vamos homanegear todos os meses os nossos sócios aniversariantes desta nossa casa''.
Também foram chamados os três responsáveis dos Amigos de Moçambique que foram: Maria Santo (Poppy), Élio da Silva e Jorge Freitas, que dedicaram algumas palavras de agradecimento ao presidente Gilberto Moniz pela junção de amizade que dispensaram aos amigos de Moçambique em compartilhar o seu clube nesta noite de confaternização e amizade do povo africano como também chamaram o grupo para tirarem uma foto de praxe.
Ainda antes de terminar as apresentações e homenagens, recordamos que o presidente do CCPM, Gilberto Moniz também celebrou no dia 4 de Abril o seu aniversário, onde cantaram todos os parabéns. Por nossa parte endereçamos os parabéns.
O Duo ''Som Luso'' fechou o serão na noite dedicada ao povo africano, com mais música para dançar.
Texto e fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: