sexta-feira, 10 de abril de 2009

Brampton: Romeiros da Paróquia de N.S.Fátima


Tradição da romaria quaresmal micaelense continua a marcar presença no Canadá
Na ilha de São Miguel nos Açores todos os anos pela Quaresma os romeiros precorrem as estradas daquela ilha verde por uma semana em caminhada de penitência e oração passando e prenoitando em várias vilas e freguesias, visitando cemitérios e igrejas numa tradição de séculos desde as promessas que os seus antepassados fizeram derivado aos tremores de terra que se faziam sentir nas ilhas açorianas.
Esta tradição secular açoriana chegou ao Canadá através dos nossos imigrantes que ao longo de vários anos a esta parte, na Sexta-Feira Santa fazem a sua caminhada de reflexão e de fé em Jesus Cristo. Seja em dia de temporal com vento, chuva, neve ou frio os romeiros caminham em peregrinação de suas promesas e pedidos ao Senhor com cânticos a Nossa Senhora, e visitam com passagem obrigatórias, rezando às portas dos cemitérios pelos irmãos defundos e igrejas, num acto de penitência e oração.

Hoje, neste mesmo dia, os portugueses de origem açoriana realizam esta caminhada da Quaresma na sua peregrinação em várias cidades canadianas tais como: Toronto, Mississauga, Brampton, Cambridge e London todas elas no Ontário.
Nos Estados Unidos da América em várias cidades onde existem descendentes de açorianos também esta tradição de peregrinação e de fé se mantém bem viva no coração dos micaelenses com a realização destas romarias, muitos deles já o faziam na sua terra natal.
Os romeiros da paróquia de N.S. Fátima de Brampton também não fogem á regra, e desde de 1993 que realizam a sua romaria em caminhada, primeiro começaram de Missisauga até Brampton, mas devido à segurança nas estradas por lei, nos últimos anos a caminhada é feita sómente pelas longas ruas da cidade de Brampton.


Foi na última Sexta-Feira Santa que os Romeiros da paróquia de N.S. Fátima em Brampton, saíram à rua pelas 6H00 da manhã pelo décimo sexto ano consecutivo, em caminhada de peregrinação, penitência e oração visitando um cemitério e as igrejas as de St. Jerome, Santa Ana, Santa Maria e regressando ao ponto de partida a igreja portuguesa de Nossa Senhora de Fátima.
Com a chegada da romaria pelas três da tarde, realizaram-se as cerimónias religiosas com o tempto completamente cheio. Perante as orações á entrada da igreja, os romeiros entraram na casa de Deus, cantaram e desceram ao salão paroquial para assistirem às cerimónias quaresmais que se prolongaram até ás 17H30.

Este ano a romaria da Paróquia de N.S. Fátima da cidade de Brampton contou com 211 romeiros entre muitas mulheres, jovens, crianças e menos jovens, que precorreram ao longo apróximadamentede de sete horas e meia as longas estradas da cidade das flores.
O mestre José Luis, é o irmão principal que se desloca desde os últimos 16 anos de Cambridge, prepara e lidera esta grande romaria de fé e penitência, juntamente com os guias José Vieira e João Barbosa. Como contra mestre foi o Horácio Carreiro e o procurador das almas coube a Miguel Lima.

Mais tarde pelas 19H30 o grupo de jovens da paróquia realizaram o ''Passion Play'', dentro da igreja com actos da paixão e crucificação de Cristo numa representação teatral ao vivo com figuras humanas vestidas a rigor.
No próximo sábado (18) haverá uma missa de acção de graças para todos os romeiros que fizeram parte desta romaria de 2009, na Igreja de N.S. Fátima.
A todos bem hajam pela sua fé e oração em prol de todos os nossos Irmãos da comunidade portuguesa e pela paz no mundo.
Texto e Fotos de: João G. Silva. (Brampton, Ont.)

Sem comentários: