segunda-feira, 20 de abril de 2009

Brampton: Irmandade do Senhor Santo Cristo


COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DE BRAMPTON
Jantar de Angariação de fundos foi um sucesso com sala esgotada e actuação da Jéssica Amaro e José Nazário vindo dos EUA
A comissão organizadora do Senhor Santo Cristo dos Milagres na cidade de Brampton, levou a efeito no último sábado, o jantar anual de angariação de fundos a reverter a favor das festas que se realizará no próximo mês de Setembro, uma semana depois do fim-se-semana longo ''Dia do trabalhador''.
O salão de festas da igreja de N.S. Fátima em Brampton tornou-se pequeno para acolher a grande afluência de pessoas que se deslocaram para participar na festa, pois a sala estava completamente superlotada, houvesse mais lugar para mesas o que não foi possivél.
Por esta razão com a chegada de alguns mais atrasados á procutra de lugar, o jantar só veio a ser servido ás oito horas da noite.
Antes do jantar foi tocado o hino do S.S.Cristo e o pároco Andrzej Chilmon teceu elogios á comunidade paroquial e a devoção dos fiés á Imagem do Senhor Santo Cristo e revelou ao povo um milagre feito a um casal que esperava um filho a que os médicos diziam quie nasceria doente. Ao pedir ao Santo Cristo um milagre duas senhoras, mãe e sogra do novo casal, receberam a graça concebida por Deus. Segundo o padre Chilmon, os milagres ainda acontecem e devem ser revelados, por isso eu estou a anunciar ao povo presente. De seguida rezou-se um Pai Nosso e a benção do alimento, que os membros da comissão começaram logo a servir. Caldo verde e o fiel bacalhau fizeram parte da ementa da noite bem á portuguesa.
Após o jantar o MC - Gilberto Medeiros chamou ao palco a primeira artista da noite, a conhecida jovem de Hamilton, Jessica Amaro que interpertou quatro canções do seu vasto repertório enquanto as pessoas saíram das suas mesas para a pista de dançar em desgaste do repasto. O DJ ''Electro Sound'' de Steve da Silva deu contunuidade ao serão dançante.
Mais tarde foi a vez das arrematações feitas pelo Gilberto ao leiloar as várias ofertas em lucro para as despesas das próximas festas.
Depois foi a vez do presidente da Irmandade do Senhor Santo Cristo, Guido Pacheco subir ao bem decorado palco para agradecer a presença de todos e disse: '' Estou satisfeito em vêr este salão cheio de devotos do S.S. Cristo é a prova que o nosso povo de Brampton está feliz pelo trabalho que estamos a prestar á nossa comunidade. Temos também a agradecer ás nossas cozinheiras pelo excelente servio de voluntariado, sem elas isto não seria possivél. Estão todos convidados para o próximo mês de Setembro a assistir ás nossas festas. Tenho a anunciar que temos já confirmado a presença do conjunto ''Star Light'', entre outros artistas para entertenimento. Mais tarde daremos mais premenores sobre a nossa festa. Obrigado!''.
Enquanto que na cozinha as senhoras de serviço, faziam as apreciadas malassadas e bolos Levedos á moda de São Miguel para venda e acompanhar um cafézinho.

Jessica Amaro (Canadá) e José Nazário (EUA)
O convidado especial da noite foi o artista, José Nazário vindo directamente dos Estados Unidos da América da cidade de Swansea, Mass, que realizou um excelente espectáculo e apresentou lindas canções do seu novo CD ''Pensando'', que chamou á pista de dança os amantes da música portuguesa, que dançaram animadamente e participaram também com o cantor em algumas composições repetindo em coro a letra de algumas canções. José Nazário dedicou também uma canção ao falecido amigo da terra natal, Jack Sebastião que como toda a gente conhece foi um grande artista e amigo como ele referiu. No final da actuação o povo pediu mais uma canção que foi a primeira que ele interpertou, ''Festa Portuguesa''. Nazário nasceu em São Miguel natural da Vila de Rabo de Peixe e é senhor de uma grande voz, e já tem no seu palmarés oito CD's editados o último em Outubro de 2008. Gostamos do espectáculo que ele realizou em Brampton. Este artista luso-americano voltará ao Canadá no próximo mês, para uma festa a realizar no Oassis Convention em Mississauga, e no mês de Junho irá até á ilha de São Miguel para realizar cinco espectáculos naquela ilha açoriana, segundo suas palavras em conversa com ''O Milhafre''.
Também falamos com o presidente, Guido Pacheco, que nos informou em primeira mão para o nosso jornal. '' Esta nossa Irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton, conta com 19 membros, e foi convidada pelo reitor do Santuário da Esperança em Ponta Delgada, Monsenhor Agostinho Tavares, em colaboração com a Irmandade do S.S. Cristo de São Miguel, a participaram nas festas principais naquela ilha do Arcanjo''. Monsenhor Tavares participou nos últimos dois anos na nossa festa em Brampton como o pregador principal ficou sensibilizado com os devotos do S.S. Cristo na diáspora. E continuou. ''É a primeira vez, que uma irmandade imigrante recebeu tal convite, e foi com prazer que aceitamos o pedido e vamos estar presentes nas festas no próximo mês de Maio.
Vamos levar 16 membros da nossa irmandade a S. Miguel, e vamos atrás da imagem do Senhor Santo Cristo vestidos a rigor com as nossas hopas a representar a nossa comunidade portuguesa do Canadá. Para nós isto vai ser mais uma experiência que vai tocar os nossos corações de emocão e alegria''.
Só nos resta desejar-vos uma boa viagem a todos, e que o S.S. Cristo vos acompanhe até aos Açores. Boa viagem!
Texto e Fotos de: João G. Silva.

Sem comentários: